O sucesso do candidato na entrevista de emprego depende de muitos fatores, por isso, é importante que se coloque de maneira positiva no processo seletivo, evitando ficar aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado atual.
Dicas para destacar o seu comportamento e a sua narrativa na entrevista de emprego
É muito importante que o candidato evite uma postura fechada para não autossabotar a sua trajetória, já que a autossabotagem profissional pode ocorrer quando o nervosismo domina o comportamento do candidato e ele não consegue demonstrar suas habilidades e competências durante o processo seletivo.
Direcione a sua trajetória
Por isso, é importante que o candidato se prepare de diversas formas, pois é importante considerar a necessidade de destacar a sua trajetória profissional de forma objetiva para direcionar o seu comportamento dentro da dinâmica atual.
Exemplifique sua experiência profissional
Sendo assim, pode ser viável exemplificar situações específicas, considerando suas características e resultados. Dessa forma, poderá falar sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; desenvolvimento de talentos; proatividade; senso de urgência; construção do relacionamento com o cliente; gerenciamento de campanhas de marketing digital; campanhas motivacionais etc.
Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos
Ao destacar uma situação que pode ser conceituada como um defeito, seja resolutivo de forma orgânica. Visto que, de forma geral, o candidato é questionado sobre qualidades e defeitos, por isso, é importante que saiba falar sobre esses assuntos de maneira objetiva.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informe que pretende estudar teatro, ou ao destacar que precisa se atualizar quanto a uma versão de um sistema específico utilizado na sua área de atuação, informe que já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
Direcione o seu comportamento
O seu comportamento requer um direcionamento assertivo e objetivo. Sendo assim, é viável que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma; evite gestos excessivos; controle sua respiração; equilibre o tom da sua voz; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção; bem como, mantenha contato visual de forma natural.
Transmita uma mensagem proativa e resiliente
Certamente, todos os apontamentos feitos são passíveis de adaptações, no entanto, é importante que o candidato entenda o conceito de direcionar a sua postura e a sua narrativa.
Dessa forma, estará sendo assertivo quanto aos seus objetivos profissionais. Assim sendo, adote uma postura participativa e destaque o seu comportamento, visto que a sua postura transmite uma importante mensagem durante o processo seletivo.