Dicas Incríveis

Dicas para desentupir cano da pia da cozinha

A cozinha é uma das partes mais complexas da casa quando se fala em organização e limpeza, não é verdade? Afinal, diariamente, há louças para lavar ou algo para organizar na cozinha. No entanto, tudo fica ainda mais complicado quando a pia entope. Por isso, confira aqui dicas para desentupir cano da pia da cozinha.

Apesar de os encanadores possuírem ferramentas específicas para realizar esse tipo de trabalho, você também pode solucioná-lo com alguns acessórios que você encontra facilmente ou até mesmo possui em casa.

Dentre as ferramentas que podem te auxiliar nessa difícil missão está o desentupidor de borracha. Aliás, ele é muito utilizado para resolver esse tipo de problema, principalmente quando a obstrução se encontra próxima ao ralo. Mas, existem ainda outras ferramentas que podem resolver isso quando o desentupidor de borracha não é suficiente, confira.

Dicas para desentupir cano da pia da cozinha

Em primeiro lugar, um dos acessórios que você pode usar na hora de desentupir o cano da pia da cozinha, há a mangueira de água. A propósito, é difícil encontrar alguém que não possui esse tipo de utensílio em casa. Pois, ele é perfeito para usar na lavagem dos carros ou do quintal. Com isso, a mangueira pode desentupir obstruções profundas sem prejudicar o encanamento.

Além disso, o arame também pode ser uma ótima opção. Porém, é necessário possuir um de tamanho considerável. Dessa forma, é mais fácil de atravessar o ralo, encontrar o local em que o resíduo está preso e voltar para a borda da pia.

Dicas para desentupir cano da pia da cozinha. Foto: Canva Pro

Produtos para desentupir pia de cozinha

Sendo assim, você pode usar alguns produtos químicos a fim de desobstruir tubulações em casa. Para isso, você consegue encontrá-los em lojas de materiais de construção. Porém, alguns produtos que você possui em casa podem ser bastante úteis, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Em último caso, a soda cáustica também é uma opção. No entanto, ela possui propriedades corrosivas que podem danificar as tubulações. Portanto, o seu uso deve ser feito com muita cautela. Aliás, inclui nisso a quantidade adequada.

Caso seu cano esteja entupido com comida o desentupidor de borracha ou o arame podem ser eficientes para realizar a desobstrução. Porém, quando isso não resolve, o ideal é recorrer aos compostos químicos.

Caso o motivo do entupimento seja gordura acumulada no cano, o bicarbonato é ideal. Para isso, basta ferver cerca de 2 litros de água. Em seguida, despejar nessa água duas colheres de chá de bicarbonato. Então, despeje essa mistura pelo ralo, dessa forma as crostas de gordura irão se desmanchar e a desobstrução será concluída.

Dicas para desentupir cano da pia da cozinha

Caso a utilização de ferramentas não seja suficiente para desentupir o cano da pia da cozinha, alguns produtos químicos podem ser utilizados. Veja algumas dicas abaixo:

  1. A primeira dica é utilizar a soda cáustica. Como dito anteriormente, é preciso tomar cuidado, pois ela pode provocar a corrosão da tubulação. Então, despeje cerca de meia xícara de soda cáustica e meia xícara de sal em um recipiente com água fervente. Feito isso, despeje a mistura na pia e deixe agir por uma noite.
  2. A segunda dica é realizar a desobstrução utilizando bicarbonato de sódio. Para isso, você deve colocar cerca de um copo do produto no ralo da pia, em seguida, despeje vinagre. Tape o buraco do ralo com um pano de prato e deixe agir por meia hora. Após esse tempo, despeje água quente e aguarde.
  3. A terceira dica é bastante prática, mas você só deve utilizá-la se na pia ainda estiver descendo água. Então, você precisará de 2 litros de refrigerante Coca-Cola que você despejar lentamente sobre o ralo até descer.

Essas são algumas dicas para que você acabe com a inconveniência que é ter a pia de uma cozinha entupida. Sendo assim, não se esqueça de tentar utilizar primeiro as opções que demandam apenas de ferramentas. Isto é, deixe para utilizar os recursos químicos apenas quando os recursos físicos não funcionarem.

Isso porque os produtos químicos, quando não utilizados corretamente, podem comprometer a qualidade da tubulação, principalmente a soda cáustica.

Mas se nenhuma dessas dicas for suficiente para resolver seu problema, contate um encanador capacitado para encontrar uma solução. Ou seja, não fique despejando produtos químicos sobre a sua pia indiscriminadamente, pois isso pode gerar problemas ainda maiores.