Dicas para criar sua loja virtual
Se destaque na era digital!
Antes de tudo, é preciso que você defina seu ramo empresarial (eletrônicos, perfumaria, calçados, esporte, lazer etc.) e analise o mercado.Atualmente as possibilidades são inúmeras e cada vez mais surgem ramos novos.
Os que estão em mais destaque são:
- Brechós
- Alimentos alternativos
- Pets
- Infoprodutos
- Cosméticos
Como se destacar no seu ramo
Inovação é tudo nos dias de hoje, pense sobre a relevância que ele terá na vida das pessoas, e analise o que você pode fazer de diferente e encontre abordagens e caminhos alternativos.
Um passo importante também é se identificar com o ramo que escolheu, quando fazemos o que gostamos, equilibramos melhor as habilidades e as responsabilidades.
E para você que já escolheu o ramo, mas ainda não sabe onde hospedar sua loja, a plataforma NuvemShop é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, vale a pena conferir os serviços que eles oferecem.
Definindo Segmento da Loja
Para te ajudar a decidir e ter mais informações sobre o ramo da sua loja virtual, vale a pena conferir o volume de busca pela palavra-chave, para isso você conta com a ajuda do SEMrush, Google Trends entre outros.
É importante essa pesquisa, pois é através da palavra-chave da sua marca que as pessoas vão te encontrar mais facilmente, e quanto mais reconhecida for, melhor seu resultado nas buscas do google.
Nossa matéria sobre Empreendedores digitais pode te ajudar também a esclarecer algumas ideias sobre como começar sua loja.
Como identificar seu público alvo
Seu público alvo é aquele grupo que você quer atingir, ele é o seu foco, pois sem ele não haverá vendas em sua loja virtual.
Para identifica-lo é essencial saber:
- O que consomem
- Com qual frequência
- Se seu produto resolver as dores deles
- Se eles pagariam pelo seu produto
Após isso você precisará identificar a persona, ou seja, a pessoa que vai comprar e as suas características: idade, localidades, ocupações, níveis econômicos.
Não se esqueçam, entre todas essas pesquisas, avaliar e pesquisar sobre seus concorrentes também, essa é uma parte muito importante, podemos dizer que essencial.
Logotipo
O logotipo é um dos fatores mais importantes da sua marca, pois seu público alvo irá identifica-lo através dele.
Ao criar seu logo pense que ele deve ser:
- Duradouro
- Apropriado
- Simples e adaptável
O logo deve ser relacionado com o produto que você vende, com duas ou três cores no máximo e fácil de ser estampado em diferentes superfícies.
Com essas dicas você já pode começar a planejar sua loja virtual, e organizar melhor o tom que será usado, as campanhas de publicidade e redes sociais para sua divulgação.