Dicas para adotar uma postura participativa durante a entrevista de emprego
É importante adotar uma postura participativa durante a entrevista de emprego. Confira dicas importantes para o candidato!
O candidato precisa entender a entrevista de emprego como uma maneira de explorar positivamente o seu perfil através dos pontos atrativos do seu currículo.
Dicas para adotar uma postura participativa durante a entrevista de emprego
O conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode fazer parte de um comportamento de autossabotagem profissional. Por isso, é muito importante que o candidato tenha atenção plena aos seus gestos e controle a sua narrativa, de modo que a entrevista de emprego se torne uma conversa relevante para o direcionamento das objetividades envolvidas.
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer o candidato. Uma vez que o seu currículo é um ponto referenciado. Sendo assim, é muito importante que a entrevista de emprego seja parte de um processo para que ele alcance seus objetivos profissionais.
Apresente-se de maneira orgânica, sem deixar de destacar os pontos relevantes no que tange a sua trajetória. Sendo assim, conceitue a entrevista de emprego como um ponto estratégico para o direcionamento do seu objetivo profissional.
Destaque suas experiências
Apresente para o profissional da empresa situações que destaquem o seu potencial de forma resolutiva. Por exemplo, fale sobre sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; controles internos; facilidade para lidar com fluxos; otimização de processos; elaboração de treinamentos; dentre outros pontos que sejam correlatos ao seu perfil profissional.
Adote uma postura participativa
É muito importante adotar uma postura participativa de modo orgânico. Sendo assim, a sua postura deve ser natural, porém, deve ter atenção plena para que a ansiedade não domine o seu comportamento, já que um comportamento excessivamente nervoso pode fazer com que fique aquém do seu potencial profissional.
Portanto, é muito importante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite gestos expressivos durante a sua narrativa e tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo.
Um novo conceito
Ao conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação de sua trajetória, a tendência é que consiga direcionar seus pontos fortes e falar sobre seus pontos fracos de forma resolutiva. Por conseguinte, o resultado da entrevista de emprego será genuíno no que tange a análise do seu perfil.
Seja você mesmo!
Portanto, o mais importante é se colocar no processo de maneira positiva para que evite adotar uma postura negativa, já que o seu comportamento tende a fluir de modo natural quando minimiza a ansiedade.