Dicas ESSENCIAIS para escrever uma boa redação

Dicas essenciais para escrever um bom texto dissertativo

Escrever uma boa redação em um vestibular, no ENEM ou em um concurso público nem sempre é uma tarefa fácil.

Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e facilitar a sua jornada rumo à aprovação. E é justamente sobre elas que o artigo de hoje vai falar.

Dicas para uma boa redação: Introdução

A redação é um dos pontos mais importantes dos vestibulares, do ENEM e das provas de Concurso.

O modelo de texto mais comum que pode aparecer nessas provas é aquele dissertativo-argumentativo, em que o candidato deve apresentar uma tese inicial e defendê-la ao longo do texto.

A redação desse gênero possui alguns aspectos estruturais que devem ser respeitados para a obtenção de um melhor resultado e de uma melhor pontuação. Os aspectos principais da estrutura são: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Vamos ver, a seguir, dicas para compor cada um desses aspectos estruturais.

Introdução: O parágrafo de introduzir deve possuir de 5 a 7 linhas. Nele você deve abordar o TEMA da redação e se posicionar sobre o mesmo. Lembre-se que é muito importante deixar bem claro qual é o seu posicionamento e a sua tese, já que é a partir da introdução que todo o seu texto irá se desenvolver.

Desenvolvimento: O desenvolvimento deve possuir de 7 a 9 linhas. Lembre-se que a sua redação deve possuir dois parágrafos de desenvolvimento. Neles você irá apresentar os argumentos que defendam a sua tese.

Conclusão: O parágrafo de conclusão deve possuir de 6 a 9 linhas. É nele que você deve finalizar o seu texto de forma coesa. A conclusão é o parágrafo que mais pode variar dependendo da sua prova.

Algumas provas irão pedir para que você realize uma proposta de intervenção nesse parágrafo, como é o caso da prova do ENEM. Outras, irão pedir para que você realize um encaminhamento para o futuro, como é o caso das provas realizadas pela banca da Vunesp.

Porém, em qualquer um desses casos a conclusão deverá retomar os argumentos já propostos e nunca adicionar ideias novas ao texto.

Dicas para uma boa redação: Dicas Gerais

Para além do aspecto estrutural, existem outros aspectos muito importantes que formam um texto bem estruturado, bem escrito e bem desenvolvido.

Vamos ver, a seguir, algumas dicas gerais relacionadas à esses demais aspectos.

Tema: Nunca fuja do tema proposto. É importante que você se mantenha sempre dentro da proposta, sem nunca tangenciar o tema.

Ortografia: Cuidado com erros de acentuação e pontuação. Se tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, busque um sinônimo ou reestruture a frase com palavras diferentes que tragam o mesmo sentido.

Lembre-se que aspectos como coesão e coerência são também levados em consideração pelo corretor.

Objetivo: É importante ser direto no seu texto, sempre mantendo o foco na sua proposta e argumentação.

Atualidades: É importante sempre se manter bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo, pois os temas mais importantes da atualidade podem compor parte da linha temática da sua redação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.