Dicas de redação: Entenda o que é contexto

Responsável por apresentar o principal sentido de um determinado texto

O Contexto é um dos elementos mais importantes que compõe um escrito. Este elemento tem a função essencial de mostrar o sentido presente em um determinado texto, ou seja, ele define a semântica principal da redação.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

Sem o contexto correto, um texto perde seu sentido e sua compreensão completa fica impossível de ser feita, mesmo que ele cumpra as regras de gramática e ortografia.

Aliado a gramática e a coesão textual, o contexto forma com esses elementos um texto muito bem construído.

Tipos de Contexto

Basicamente, o contexto pode ser dividido entre cinco tipos distintos. Confira abaixo a explicação de cada uma dessas divisões:

Contexto Linguístico

O contexto linguístico é um dos tipos de contexto mais fácil de ser compreendido. Isso porque neste caso o texto traz na sua estrutura, de forma correta, todas as regras das propriedades linguísticas.

Todos os componentes são colocados de forma clara na redação ou até mesmo em uma frase.

Exemplo:

Camila e Felipa são as funcionárias mais proativas desta empresa.

O leitor consegue compreender de forma clara a mensagem que o autor quis passar com esta frase.

Contexto Extralinguístico

O contexto extralinguístico é o contexto que para ser compreendido depende de elementos que estão para além do texto escrito, ou seja, o texto sozinho não consegue emitir o sentido dele.

Geralmente, elementos como idade, lugar, tempo e local, ajudam na compreensão da redação. Veja abaixo no exemplo:

Exemplo:

Viva!

Nenhum contexto exato pode ser extraído desta expressão. A palavra “viva” sozinha pode representar intenções distintas se colocada em diferentes situações.

Obs: Esse contexto ainda é divido em dois tipos, são eles: contexto histórico e social. Veja a definição deles.

Contexto Histórico

O contexto histórico é o contexto que traz como principal componente o cenário histórico no qual o texto foi produzido. O contexto político, social, econômico ou cultural também ajuda na compreensão do texto.

Exemplo:

Motivada por questões ideológicas, a Guerra do Vietnã foi uma das guerras mais violentas da história do mundo. Ela aconteceu entre os anos de 1959 e 1975 e seu início causou a divisão do Vietnã entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Os Estados Unidos foi uma das nações que mais se envolveu neste conflito. Cerca de 2 milhões de pessoas morreram nessa guerra.

Ao ler este parágrafo, o leitor consegue compreender de forma clara sobre qual período da história se refere o texto.

Contexto Social

O contexto social é aquele que depende diretamente dos elementos sociais, como classe social, as relações interpessoais, ambiente ou ainda o nível de instrução ou escolaridade de um determinado indivíduo para ser compreendido.

Exemplo:

Pâmela é morada de uma casa pequena e muito humilde. A sua casa fica localizada em um bairro muito pobre em uma cidade no interior do estado de São Paulo. Todos os dias ao acordar, Pâmela sai de casa para trabalhar como doméstica. Ela precisa dar uma longa caminhada até chegar ao ponto de ônibus e conseguir pegar a condução para chegar no trabalho.

Ao ler este parágrafo, o leitor consegue identificar facilmente qual a classe social de Pâmela e qual a realidade em que a personagem vive.

Contexto de Produção

A realidade na qual o autor está inserido, assim como a realidade no leitor, o lugar aonde o texto foi produzido e onde o texto será lido, são alguns aspectos que definem o contexto de produção.

A finalidade da mensagem e o total conhecimento do leitor são também fatores importantes que formam um texto como contexto de produção.

Exemplo:

Vou levar Poliana para conhecer o novo parque de diversões da cidade.

Ao ler esta frase, o leitor pode compreender de forma clara qual a finalidade da mensagem que o autor quis passar, assim como para quem ela é direcionada. Dá também para se imaginar qual o cenário em que ambos vivem e como o texto foi produzido, para quem e onde ele será lido.

Falta de Contexto

Como já vimos acima, o contexto é importante em diferentes tipos de textos. A falta dele, cria um cenário muito perigoso no processo de compreensão de um escrito. A falta de contexto pode trazer uma comunicação ambígua sobre o sentido do texto, uma comunicação confusa entre o autor e o leitor e um duplo sentido do tema.

Exemplo:

Elton entrou em casa rapidamente e quebrou os dois braços.

Ao ler esta frase, o leitor não consegue definir de forma clara o acontecimento. Não dá para saber se Elton quebrou os dois braços porque entrou em casa rapidamente ou entrou em casa rapidamente com a intenção de quebrar os dois braços conscientemente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.