Exames importantes como vestibulares, concursos ou mesmo a prova de redação do Enem exigem dos candidatos uma escrita dissertativa sem defeitos. Desse modo, errar a escrita de uma palavra ou de uma expressão pode pegar muito mal e prejudicar a nota final.
Algumas expressões, por compartilharem a mesma pronúncia ou pronúncias semelhantes, acabam gerando dúvidas no momento da escrita. É o caso de “acerca de”, “a cerca de” e “há cerca de”. Na fala, são muito semelhantes, mas têm significados bem distintos e essa distinção deve ser feita na escrita.
Qual a diferença entre as expressões e como usá-las?
A expressão acerca de significa “a respeito de”. Nesse sentido, deve ser usada quando se fala “sobre” algo. Como nos exemplos abaixo:
Estávamos falando acerca de política.
Ela não quis saber nada acerca do que aconteceu.
Estava pensando acerca de todas essas questões sociais.
Já a expressão a cerca de indica uma ideia de proximidade. Então, podemos escrever desse modo quando o significado da expressão na frase é “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Veja alguns usos:
Estávamos a cerca de 150 km de Salvador quando conseguimos contato.
A vítima foi abandonada a cerca de 100 metros do local.
Por fim, há cerca de apresenta um verbo em sua constituição, o verbo haver. Nesse sentido, indica tempo decorrido. Assim, a expressão pode ser substituída, por exemplo, por “desde aproximadamente” e “faz aproximadamente”:
De acordo com o padre, ele não se confessa há cerca de um ano.
Fui a uma festa incrível há cerca de um mês.
Ele se mudou para São Paulo há cerca de 3 anos.
É necessário estar bastante atento ao contexto semântico e sintático ao usar cada uma dessas expressões para evitar cometer algum equívoco.
Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!