Dicas de livros para fortalecer a inteligência emocional dos empreendedores

Os empreendedores precisam trabalhar a inteligência emocional. Confira os principais livros que tratam desse tema tão atual!

Livros para fortalecer a inteligência emocional dos empreendedores

Engana-se que pensa que empreender exige somente conhecimentos técnicos, empreendedores precisam trabalhar a inteligência emocional. Confira os principais livros que tratam desse tema.

 Empreender é um desafio que vai além do fato de colocar uma ideia em prática. Existem diversos detalhes que incluem a atividade empreendedora e que, nem sempre são levados em consideração. Para lidar com todos esses detalhes é importante desenvolver habilidades relacionadas à inteligência emocional.

Muitos autores já se empenharam em ajudar os empreendedores nessa árdua tarefa de gerir as emoções. Confira os principais livros disponíveis.

 Inteligência emocional, Daniel Goleman

Em seu livro Inteligência emocional, Daniel Goleman descreve o conceito da “duas mentes”. Segundo o autor possuímos “duas mentes” a racional e a emocional e que não devemos negligenciar nenhum dos lados. O autor ainda cita as 5 habilidades chave da inteligência emocional.

Rápido e devagar duas formas de pensar, Daniel Kahneman

Nessa obra o autor, Daniel Kahneman, explica que possuímos duas formas de pensar, a forma intuitiva e emocional e a forma deliberada e lógica e qual é a influência dessas duas maneiras de pensar na hora de tomar decisões.

Agilidade Emocional, Susan Davis

Susan Davis afirma que a agilidade emocional é o diferencial entre os que vencem e os que fracassam. Segundo a autora a maneira como lidamos com o mundo determina nosso sucesso ou fracasso, tanto pessoal como profissionalmente.

Gestão da Emoção, Augusto Cury

O autor, que também é psiquiatra, propõe algumas técnicas para evitar o esgotamento mental. Essas técnicas são definidas pelo próprio autor como “megatécnicas de gestão da emoção”.

Descubra seus pontos fortes, Marcus Buckingham e Donald Clifton

Nesse livro, os autores nos encorajam a praticar o autoconhecimento, já que é a auto-observação que nos permitirá descobrir quais são, de fato, nossas qualidades e defeitos, nossas forças e fraquezas.

Os autores afirmam que todas as características que nos compõem influenciarão na hora de trabalhar o alcance dos nossos objetivos. Além disso, reiteram que esses são pontos podem ser observados também nas empresas.

Inteligência emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean Greaves

Os autores, Travis Bradberry e Jean Greaves, dissertam no livro, Inteligência emocional 2.0, sobre os requisitos exigidos para um bom profissional. Segundo os autores a inteligência emocional é uma habilidade a ser desenvolvida, já que é a melhor maneira de enfrentar as intempéries que surgem em nossas vidas.

Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional, Paulo Yazigi Sabbag

Através de casos reais, o autor Paulo Yazigi Sabbag, mostra como a resiliência, habilidade de adaptação às mudanças, nos ajuda a alcançar nossos objetivos profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.