Dicas de interpretação de texto

Presente em provas e até em atividades cotidianas

A interpretação de texto é um assunto da língua portuguesa que está presente no cotidiano. Todos os dias, ou na maioria deles, precisamos analisar texto e obter conclusões dele, desde canções ou ao ler um jornal. Portanto, praticamos a interpretação textual de forma constante.

Esse assunto recorrente em provas consiste no que o leitor pode concluir a partir da leitura do texto. Logo, não é apenas uma compreensão do que está escrito, mas é além do assunto abordado.

Para interpretar textos, na maioria das vezes, exige-se que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto abordado. Outro fator importante é dominar a língua e também ter um dicionário para entender palavras que podem ser desconhecidas.

Quais são os passos necessários

Interpretar um texto pode não ser uma tarefa fácil, no entanto, existem caminhos capazes de auxiliar o leitor a chegar à análise sem necessariamente fazer muitos esforços. Por exemplo: realizar uma leitura com calma e sem interrupções, usar dicionário para entender os termos desconhecidos e praticar o conteúdo, assim como a releitura.

A leitura sem interrupções e pausada

A atenção é um requisito importante para o processo de interpretação de texto. É fundamental que o leitor desfaça de tudo que é capaz de atrapalhar a leitura tendo em vista que pode ser gerada a falta de análise eficaz.

Outro fator importante para interpretação textual consiste ler pausadamente o conteúdo. No primeiro olhar ao texto, o leitor precisa trabalhar com calma para absorver o conteúdo e, a partir disso, obter a conclusão necessária. Não adianta acelerar com a leitura e, no final, extrair de forma errada a interpretação.

Obs.: nesse primeiro passo não é necessário que o leitor consiga entender toda a mensagem tratada, mas sim apenas realizar a leitura com calma, sem que haja interrupção.

O processo de releitura

Um ponto também relevante para dominar o texto é a releitura do conteúdo. Esse quesito, é interessante porque o leitor pode não ter absolvido todas as informações no início, por essa razão é necessário um “segundo olhar”. O número de vezes para reler o conteúdo fica a critério do estudante.

O que fazer com palavras desconhecidas?

É comum ao ler um texto encontrar palavras desconhecidas. Para ajudar na interpretação, o leitor pode contar com a ajuda de um dicionário da língua. Além de entender o significado, é importante ainda pesquisar os termos sinônimos. Um dos procedimentos importantes nessa etapa consiste no ato de sublinhar todas as palavras desconhecidas.

Resumo breve dos parágrafos

O resumo breve de parágrafos também está entre os passos importantes para realizar a interpretação do texto. Em cada um, o leitor precisar anotar quais foram as principais ideias apresentadas e, dessa maneira, facilitar o processo de análise geral.

A importância da prática de interpretação

Praticar a interpretação textual é um requisito-chave para conseguir obter sucesso no assunto. Para quem deseja estudar para vestibular ou concurso pode refazer questões de provas anteriores. Além disso, analisar canções, poemas, textos de jornais e revistas também é um bom caminho para aprender o conteúdo.

Resumo geral do conteúdo

Depois de ter seguido os demais procedimentos, é indispensável que o estudante construa um resumo geral sobre o conteúdo, mencionando as ideias principais do texto e realizar conexões sobre o tema e a realidade.

Mais leitura, mais habilidade na interpretação

Há também um procedimento decisivo para saber interpretar um texto, a leitura. Como dito anteriormente, a interpretação de texto consiste no que podemos concluir sobre um texto. Para isso é importante entender sobre o conteúdo mencionado.

A leitura constante auxilia o estudante a obter mais conhecimentos e domínio sobre os mais diferenciados assuntos.

A diferença entre interpretação e compreensão

Um dos assuntos que mais causam confusão entre os estudantes consiste na compreensão e interpretação de texto. Apesar dos dois temas serem próximos, apresentam características diferentes. À frente mais informações sobre cada um.

O que é compreensão de texto?

A compreensão de texto diz respeito a uma análise objetiva do conteúdo. Em geral, questões sobre compreensão textual apresentam expressões como:

  • De acordo com o escritor/autor;
  • O texto informa que;
  • O autor expressa que;
  • O texto diz que;
  • Na concepção do autor;
  • O texto sugere que.

O que corresponde à interpretação de texto?

Já a interpretação de texto diz respeito ao que o leitor pode concluir sobre o texto, ligada às ideias mencionadas no conteúdo. Em alguns casos, o processo de interpretação exige do leitor um conhecimento prévio do assunto abordado, como também considerações sobre o tema, como já foi explicado antes.

Em perguntas de interpretação de texto são, geralmente, utilizados expressões como:

  • Conclui-se do texto que;
  • O texto permite entender;
  • Conclui-se que;
  • A partir do texto permite-se deduzir que;
  • Pode ser concluído que.

Para fixar o conteúdo o vídeo abaixo aborda mais informações sobre a diferença entre a interpretação de texto e a compreensão.

Informação ao fim do texto

O final do texto possui informações importantes como: quem é o autor da obra e qual o ano da publicação. Esses dois aspectos proporcionam de forma rápida e eficaz o que o leitor pode esperar do conteúdo.

A referência é capaz de contribuir na interpretação de texto porque ao compreender os aspectos do escritor, expõe ao leitor de forma notória o que ele pode esperar do conteúdo como, por exemplo: o tipo de linguagem utilizada.

Ao analisar obras da escola do Romantismo, por exemplo, percebe-se a utilização de linguagem poética, o uso de subjetivismo, dentre outros aspectos. Nesse sentido, ao ter um conhecimento sobre o conteúdo, o leitor é capaz previamente de entender do que esperar do texto.

Domínio do tempo

O estudante precisa obedecer ao tempo estipulado para responder as questões. Para isso, existe uma técnica importante para interpretar o texto e dominar a duração. Antes de ler o texto, é importante primeiro conferir as questões, não o inverso. Pois, ao ler as perguntas no início, o estudante vai ao conteúdo já entendendo o que precisa responder. Essa maneira é capaz de contribuir com o processo de interpretação correta, além de viabilizar a otimização do tempo.

Resumo do conteúdo

  • A interpretação de texto diz respeito às conclusões que o autor pode obter a partir da leitura do texto;
  • A interpretação vai além do que é abordado no texto, o leitor compreende e faz novas leituras;
  • As novas leituras precisam ter conexão com o que é dito no conteúdo;
  • A interpretação de texto é diferente de compreensão;
  • A compreensão diz respeito à análise objetiva do conteúdo, sem realizar considerações próprias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.