O “medo” da matemática é muito comum entre aqueles que não têm facilidade com matérias de exatas. Dessa forma, tudo que está relacionado com a matéria acaba ficando de lado.
Todavia, sem essa disciplina o mundo que conhecemos hoje e suas inovações tecnológicas não existiriam. Por conta disso, selecionamos quatro filmes que demonstram a importância da disciplina na história do mundo.
Se você está se preparando para os vestibulares, concursos públicos, assim como para o Enem, acompanhe o artigo e fique ligado nas dicas!
A Grande Aposta
O longa mostra os antecedentes e as consequências da Crise Mundial Econômica de 2008.
No filme, quatro analistas usam estatísticas e modelos de previsões, para conseguir entender o colapso bancário e a instabilidade do modelo usado pelas agências de risco naquele período.
A obra se baseia na história real do analista Michael Lewis. Além disso, aborda a teoria das probabilidades, demonstrando sua importância para a matemática no longa.
O Homem Que Mudou o Jogo
O filme conta a história real do técnico de baseball do time Oakland A ‘s, que contrata o especialista em estatística Peter Brand para realizar um levantamento minucioso sobre o desempenho dos jogadores do seu e de outros times.
Além disso, o longa mostra a modelagem algébrica dos problemas, munido da teoria das funções e profundos conhecimentos em estatística, todos esses conceitos aplicados no esporte.
Fica claro ao longo do filme como os recrutadores selecionavam jogadores de beisebol na época e como o jogo foi mudado com a introdução da estatística no processo de tomada de decisão.
Quebrando a Banca
O longa retrata a Teoria dos Jogos. O filme é baseado em uma história real onde um grupo de alunos de uma universidade se tornam grandes jogadores de blackjack.
Ademais, para vencerem seus adversários eles usavam como estratégia a aplicação de técnicas de probabilidade condicional.
E então, gostou das dicas de filmes que abordam a Matemática? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Biologia: o que é seleção artificial e as desvantagens?