Muitos concursos públicos apresentam aos candidatos, em alguma etapa, provas dissertativas. A saber, esse modelo avaliativo pega muita gente de ‘calça curta’ e costuma apavorar.
Provas de múltipla escolha e que tenham questões de verdadeiro / falso avaliam conhecimentos factuais específicos. Ao estudar para esse estilo de avaliação, portanto, você tem o objetivo de reconhecer os fatos. Já as provas dissertativas, avaliam seu domínio de temas e ideias gerais.
Quando você estuda para avaliações dissertativas, seu objetivo deve ser relembrar informações abrangentes de forma organizada. Seu estudo tem relação com esse objetivo.
O que acha de entender melhor como estudar para provas assim?
Confira dicas para se dar bem em provas dissertativas
- Reúna os materiais que contêm as informações que serão abordadas na prova. Isso inclui livros, sites, PDFs, vídeo aulas, audiobooks, assim como anotações de estudo, entre outros.
- Leia esses materiais para identificar temas e ideias gerais. Cada vez que você identificar um, coloque uma etiqueta em um cartão com o nome do tema ou ideia geral. São os famosos flashcards. Frequentemente, você encontrará o mesmo tema ou ideia geral em um ou mais lugares, entretanto, use apenas um cartão para representá-lo.
- Para cada cartão que você preparar na Etapa 2, revise cuidadosamente os seus materiais e acrescente detalhes escritos sobre o tema ou ideia geral ao cartão.
- Logo após concluir a Etapa 3 para cada cartão, revise seus cartões várias vezes. Isso lhe dará uma familiaridade de trabalho com as informações que provavelmente serão a base das perguntas da prova.
- Agora é a hora de pensar como se você fosse um examinador na banca de seu concurso. Tente prever as perguntas que cairão na prova dissertativa.
- Escreva cada pergunta em sua própria ficha. Ao escrevê-las, inclua palavras de orientação frequentemente usadas nos concursos dessa mesma banca, como explicar ou comparar.
- Para cada cartão que você preparou na Etapa 5, escreva uma resposta à pergunta naquele cartão (escreva no verso do cartão e em cartões adicionais, se necessário). Use os cartões que você desenvolveu na Etapa 3 para ajudá-lo a responder a cada questão.
- Ao concluir a Etapa 6, você terá um conjunto de cartões de estudo, cada um contendo uma possível pergunta do teste e uma resposta por escrito a essa pergunta.
- Leve consigo os cartões de estudo que desenvolveu no Passo 6 para que possa revê-los com frequência.
- Certifique-se de revisar esses cartões toda semana, como parte de seu cronograma de estudo. Além disso, vale a pena usá-los para as últimas semanas antes do concurso.
E então, gostou das dicas para ir bem nesse estilo de prova?
As provas dissertativas podem assustar em um primeiro momento. Entretanto, seguindo os passos acima, você consegue se livrar desse susto e pegar o jeito. Esperamos ter te ajudado!
Não deixe de ler também – 3 erros simples que podem reprovar em provas dissertativas