Como usar cronograma de estudos para concurso?

Uma das primeiras dúvidas de quem decide estudar para se tornar servidor público é como se preparar para a prova. Para isso, você sabe como montar seu cronograma de estudos para concurso público?

Saber qual área combina mais com você, qual metodologia usar e como revisar faz a toda a diferença entre conquistar a aprovação ou não.

Neste post vamos explicar como levar tudo isso em consideração faz toda a diferença no seu cronograma e qual a melhor forma de passar por essas etapas.

Como montar o cronograma de estudos para concurso público

É normal se questionar sobre como montar um cronograma de estudos. Ou ainda se perguntar se ele é bom o suficiente, caso você já tenha um.

O primeiro passo, antes mesmo de chegar à etapa do cronograma, é escolher a área de concursos. É preciso escolher uma com que você tenha afinidade. Afinal, depois da aprovação, esse será de fato o seu trabalho.

Ainda que uma das grandes vantagens do concurso público seja a estabilidade, isso não significa que ela vá gerar felicidade no dia a dia.

Executar tarefas que você não gosta ou se identifica, por exemplo, pode até mesmo levar a uma possível depressão.

Por isso, para escolher a área, é preciso se perguntar:

  • O que você gosta?
  • O que você quer ser?
  • Com quais matérias que você tem afinidade?

Muitas pessoas, ao decidirem prestar concurso, são influenciadas por algo que algum conhecido falou ou viveu. É muito importante que você mesmo faça sua pesquisa e veja o que se enquadra melhor aos seus desejos e vontades.

As próprias áreas, por si só, já são muito extensas. Se você resolver seguir dentro de Segurança Pública, já são diversas polícias para se cogitar, por exemplo, concurso militar, guarda municipal, bombeiros, etc.

Supondo que você já tenha passado pela escolha da área e tenha decidido fazer o concurso da PC-RJ, por exemplo.

Ter um planejamento é essencial

Mas vamos deixar claro que nenhuma metodologia é infalível ou milagrosa. Estudar mesmo, na prática, depende de você. Também é possível combinar diferentes metodologias. Só tome cuidado para não escolher técnicas que se cancelem entre si.

Como montar o cronograma de estudos para concurso para a véspera da prova?

Depois de passar por toda a preparação e, por fim, estar mais perto da prova, poderia significar um alívio. No entanto, esses costumam serem dias repletos de tensão e ansiedade.

Afinal, devo ou não devo continuar estudando perto da data da prova?

As seis semanas que antecedem o exame são decisivas. Elas definem se o candidato vai estar na lista de classificados ou apenas na lista de aprovados no concurso. Na reta final, as coisas mudam um pouco no sentido do que você vinha fazendo. As seis últimas semanas antes do concurso é o momento para praticar mais exercícios e ficar o mais familiarizado com a banca possível.

Quando faltar duas semanas, é hora de pegar e reler todos os resumos que você produziu durante o seu estudo. Essa grande revisão no período que antecede a prova fará uma grande diferença.

Como incluir mapas mentais no cronograma de estudos para concurso

Para as revisões, além do resumo em texto, outra possibilidade é incluir mapas mentais nos seus estudos. Podem ser mapas prontos, softwares ou feitos à mão.

No início, alguns estudantes usam apenas softwares de computador para armazenar informações, mas, com o tempo, você nota que escrever à mão também é importante. Muitas vezes fica difícil fazer mapas de todas as disciplinas e assuntos, quando não há tempo suficiente.

Então, talvez seja legal dividir os estudos entre mapas feitos do zero em um caderno de folhas A3 e mapas prontos disponíveis online e complementar com suas próprias palavras os resultados dos seus estudos.

Lembre-se: é muito importante testar vários métodos e técnicas para saber quais se adequam melhor às suas necessidades. Isso fará toda a diferença no seu cronograma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.