Dicas de Como se Concentrar para Estudar

Passo a Passo para aprimorar seu estudo

Um dos maiores problemas de quem vai fazer uma prova de concurso é em relação a gravar o conteúdo estudado, muitas vezes se estuda por horas e não obtém resultado.Parece meio obvio, mas o que vale não é o tempo de estudo e sim à qualidade dele. É muito mais aproveitável que você estude 1 hora de forma eficiente e com atenção do que estudar o dia todo sem absorver a matéria.

A primeira coisa para fixar o conteúdo estudado é a concentração, e para se concentrar diversos fatores devem ser levados em conta.

O ambiente é um desses fatores, quanto mais iluminado for mais fácil será de se concentrar. A limpeza do local também conta muito, estudar em um local cheio de coisas espalhadas e sujeira tirará seu foco.Barulhos também tirarão o foco do seu estudo, então busque estudar em um local isolado, sem nenhum ruído próximo, caso precisar utilize fones e protetores auriculares.

Também não adianta estudar em local inapropriado, o certo são mesas, escrivaninhas, balcões e coisas semelhantes, nada de cama, sofá e lugares onde você costuma ir para relaxar, pois seu cérebro assemelhará como local de descanso e não concentração.

Estudar com mesa e cadeira trás a tona a época de escola e faculdade, portanto seu organismo se adaptará mais fácil, principalmente devido à postura, que também conta na hora de se concentrar.

O segundo fator para se concentrar é traçar um plano de estudos, além de ser uma forma de se organizar, definir um horário para estudar fará que seu cérebro se acostume e já esteja preparado.

Também é importante desligar celulares, computadores e tudo aquilo que te faça focar em outra coisa, redes sociais são o grande vilão para quem quer se concentrar.

O corpo também afeta na concentração e não só o cérebro, portanto é importante prepara-lo.

Procure praticar exercícios físicos e comer corretamente. Alimentos naturais e que contem fósforo são ótimos para memória. Estudar com fome também fará mal, mas também estudar com estomago muito cheio não é a solução. Mantenha-se bem alimentado, como barrinhas de cereal, chocolates, etc.

Tenha boas noites de sono para conseguir estudar, tente melhorar bem as noites e dormir o tempo adequado.

Com estes passos você certamente conseguirá se concentrar bem mais do que se concentrava. Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.