Dicas de como organizar os estudos em ano de vestibular

No ano final do ensino médio, os estudantes têm a preocupação com os estudos redobrada, pois em ano de vestibular é preciso ir além dos assuntos estudados em sala de aula com o auxílio de um professor. Por isso, muitos vestibulandos buscam cursinhos e grupos de estudo para revisar todas as matérias do ensino médio, cujos assuntos caem nas provas de vestibulares.

No entanto, organizar a rotina de estudo no ano de vestibular e conciliar o terceiro ano do ensino médio com o cursinho e demais atividades pode ser bem complicado. Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como os vestibulandos podem organizar os estudos nesse período. Veja abaixo!

Como organizar os estudos em ano de vestibular?

Em primeiro lugar, o estudante deve definir quais as atividades que vai desenvolver ao longo do ano. Desse modo, deve estabelecer se irá fazer algum cursinho pré-vestibular, se irá investir em aulas particulares ou em um curso de língua estrangeira. Além disso, é preciso considerar também outras atividades, como estágio, por exemplo.

Posteriormente, o vestibulando poderá determinar uma rotina de estudos em casa. Nesse momento, cabe criar um cronograma bem detalhado. O ideal é que haja um planejamento anual que abarque todos os assuntos. No entanto, criar um plano de estudo para cada mês, a partir do planejamento anual, também pode ser uma boa ideia. Uma meta de assuntos por mês pode ser melhor para aqueles que não estão tão confiantes ou se sentem pouco incentivados.

Outro ponto de suma importância nos estudos para o vestibular é a questão do treino. Não basta apenas focar na teoria. Ler sobre o assunto é primordial, mas a partir da resolução de questões e de provas de vestibulares anteriores, o estudante terá maior habilidade para responder o exame através do qual irá concorrer a uma vaga na universidade. Portanto, seja um grande leitor, mas valorize também a prática e crie o hábito de revisar.

Analise sempre o seu desempenho por meio de simulados, pois ao realizar simulados, o estudante pode ter uma resposta quanto as suas maiores dificuldades. É possível analisar em quais matérias ou assuntos você tem mais dificuldade. A partir disso, dedique mais tempo para rever tais matérias e assuntos. Por fim, recomendamos os cuidados com a saúde, pois é preciso estar de corpo e mente sãos para estudar adequadamente. Então, não abra mão do lazer e dos momentos de descanso.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.