Dicas de como lidar com a era do “home office”

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus se instaurou entre as pessoas ao redor do mundo novas maneiras de organização. Isso não foi diferente no Brasil, desse modo, estamos imersos na era do home office.

Com todas as instituições de ensino (cursinhos, escolas, institutos, universidades etc) fechadas em todo o território nacional, os estudos estão sendo feitos exclusivamente em casa. Muitas empresas também adotaram o trabalho remorto para evitar o risco de contágio por parte dos seus funcionários.

Para quem mora sozinho ou tem uma casa espaçosa e bem estruturada, isso não vem a ser um grande problema. Contudo, muitos brasileiros não têm acesso à moradia de qualidade. A era do home office atinge negativamente aqueles que moram com uma família grande ou em repúblicas, por exemplo.

Surge, então, o questionamento de como lidar com o home office , com a divisão do espaço, com os familiares ou colegas de quarto/casa. Por esse motivo, apresentamos algumas dicas para melhorar a convivência e a sua produtividade, seja nos estudos ou no trabalho.

Veja algumas dicas

Converse

A nossa primeira dica é certamente um passo indispensável para melhorar a situação de convívio se seus familiares ou colegas estão interferindo na sua produtividade.

Conversar ajuda a estabelecer os limites, como horários em que não se pode falar alto, ouvir música no volume máximo ou simplesmente entrar no seu quarto ou escritório sem bater à porta sem que haja uma emergência.

Desse modo, converse sobre suas demandas de estudo e trabalho e peça compreensão aos envolvidos.

Respeite os limites

Para que seus familiares respeitem seus limites, será necessário que você respeite o limite deles também. Então, não adianta monopolizar os espaços mais quietos da casa ou exigir silêncio 24 horas por dia, por exemplo.

O momento é delicado para todos e todos têm suas próprias demandas. Então, a nossa dica é no sentido de você conhecer os limites dos demais habitantes da casa e respeitá-los. Deve haver um esforço de ambas as partes para ajudar os limites.

Estabeleça sua rotina e a informe

Na era do home office é um erro trabalhar ou estudar sem estabelecer uma rotina, com horários e pausas bem definidos. Se essa rotina não for estabelecida, você corre o risco ou de trabalhar demais ou de trabalhar e estudar menos do que você precisa por dia.

Então, estabeleça sua rotina e informe aos seus familiares os seus horários. Desse modo, você facilitará o processo de acomodação da nova rotina para eles e para você também.

Gostou deste artigo? Comente aqui.
Veja também:
Dicas: Melhore suas chances de conseguir emprego na quarentena.
5 dicas para incrementar o seu currículo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.