O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terá a abertura de um novo edital para o preenchimento de 6 mil e 500 vagas temporárias em breve.
As vagas se distribuirão entre os cargos:
Nível Médio:
- Agente de Pesquisa e Mapeamento – 5.263 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade – 552 vagas
- Agente de Pesquisa por Telefone – 300 vagas
Nível Superior:
- Supervisor de Pesquisa – 25 vagas
Espera-se que as contratações aconteçam em janeiro de 2021 com contrato de 1 ano, contudo, o mesmo poderá ser prorrogado.
Etapas de estudo para o concurso do IBGE
Logo após a escolha do cargo, o concurseiro deverá se preparar para a prova. Nesse momento ele terá que ter foco e determinação para alcançar o objetivo principal. Fique atento às dicas:
1. Monte um cronograma para o concurso IBGE
Planejamento é fundamental para o sucesso nos estudos. Afinal, somente com organização e metas o concurseiro estará preparado.
Por isso, monte um cronograma de acordo com sua disponibilidade e respeite-o à risca. Separe cargas horárias para determinadas estudos contemplando todas as disciplinas necessárias, tal qual um tempo para se alimentar bem e descansar.
Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos
2. Encontre um bom ambiente
Essa dica é fundamental, pois para manter o foco e absorver os conhecimentos necessários o concurseiro precisa de um local adequado para estudar.
Dessa forma, se possível, se estabeleça em um ambiente com pouco barulho e no qual não haja distrações, como TV, por exemplo. Só assim para que o foco seja direcionado totalmente aos estudos.
3. Treine em questões da mesma banca do concurso IBGE
Realizar as provas anteriores é uma dica para todos os concursos. ontudo, fique atento a banca avaliadora, caso tenha mudado, procure provas realizada por ela.
Essa atividade é primordial para o concurseiro habituar-se ao estilo, assim como conseguir ver quanto tempo ele gasta em questões de determinadas matérias.
4. Revise o conteúdo estudado
Para estar realmente preparado o concurseiro deve estudar todas as disciplinas exigidas dele no concurso IBGE. Parte desse processo passa pela necessidade de uma revisão criteriosa. Ela serve para que o estudante identifique os pontos necessários para redobrar a atenção e reforçar os estudos.
Desse modo, pelo menos uma vez por semana revise o conteúdo e sinta-se seguro. Além disso, busque eliminar todas as dúvidas acerca do tema.
5 – Mantenha o foco e a motivação
Por fim, o concurseiro precisa manter o foco e determinação no objetivo principal. Nesse sentido, seguir todas as dicas acima, assim como respeitar as horas de descanso e alimentação saudável também devem estar nesse calendário de preparação para o concurso IBGE.
A motivação para conquistar os objetivos faz parte do processo vencedor. Por isso, nunca desanime, mantenha-se seguro e firme nos estudos.
E então, gostou das dicas para ir bem no concurso IBGE? Fique atento ao edital do certame para não perder nenhuma data. Boa sorte!