1- Organize as suas ideias antes de começar a escrever
Antes de escrever a redação, é necessário traçar um plano de metas a serem desenvolvidas ao longo do texto, bem como assuntos que devem ou não serem abordados.
2 – Dê foco ao conteúdo
A redação é mais do que gramática, portanto, durante o decorrer da escrita argumentativa é importante adotar uma posição/perspectiva sobre o tema a ser abordado. Faça uma boa relação de argumentos com coesão e coerência. É importante, acima de tudo, ter um bom domínio sobre o conteúdo a ser escrito e evitar o uso de dados inventados ou que não tenha certeza sobre a fonte.
3 – Respeite o gênero do texto
Esse quesito, apesar de ser bem simples, acaba por ser um dos erros mais cometidos. Normalmente, acontece pela falta de preparação ou por desvio de raciocínio durante a escrita, por isso é recomendado uma boa preparação que envolva treino com temas anteriores.
4 – Revise seu texto em plataformas digitais
A exercitação da escrita é importante, no entanto, nem todos podem pagar professores ou plataformas que revisem os textos produzidos. Existem algumas plataformas gratuitas que possuem essa funcionalidade, sendo uma delas o Dicionário Criativo (que funciona como uma biblioteca de definições, rimas, sinônimos, metáforas e até imagens de uma palavra) e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). O VOLP é um sistema de buscas desenvolvidos pela Academia Brasileira de Letras e já conta com mais de 350 mil verbetes e suas respectivas classificações. O seu diferencial é por ele ser uma multiplataforma, disponibilizado tanto para android como para iphone.
5 – Só faça o que a Banca pedir
Vá com calma… Não faça nada além do pedido nas instruções ou do que for solicitado pela banca (como colocar título, assinar, responder a uma pergunta ou outro tema). Cuidado para não fugir a alguma regra, pois poderás ser desclassificado.