Nesta quarta-feira (15), celebra-se o Dia do Consumidor. A data é uma das mais importantes para o varejo brasileiro, que tem grandes oportunidades para aumentar as vendas no país. Aliás, a data é conhecida por muitas pessoas como a “Black Friday do primeiro semestre” devido aos descontos significativos promovidos tanto por lojas físicas quanto virtuais.
Essas promoções e oportunidades não ficam restritas ao Dia do Consumidor. Na verdade, a data é o principal dia da tradicional Semana do Consumidor, entre os dias 13 e 19 de março, que é marcada no país por grandes descontos e promoções no setor varejista.
De acordo com um levantamento recente realizado pela plataforma de comércio eletrônico Shopee, 45% dos consumidores pretendem comprar alguma coisa na data.
Além disso, a pesquisa ainda revelou que a média de gastos deve ficar em torno de R$ 250 por pessoa, alta de 18% em relação a 2022. Já as categorias mais procuradas pelos consumidores serão:
- Cozinha e decoração;
- Roupas femininas;
- Calçados.
O levantamento da Shopee ainda mostrou que 68% dos entrevistados comparam o Dia do Consumidor a outros eventos do comércio, como a Black Friday. Em resumo, esse dado é um grande indicativo de aumento das compras na data. E os varejistas do país precisam ficar atentos e adotar estratégias para aumentar o volume de vendas.
Estratégias para vender mais no Dia do Consumidor
Segundo Marcos Adriano Guasso, diretor comercial da Zucchetti, os varejistas precisam ter um planejamento cuidados para o Dia do Consumidor. A saber, a Zucchetti é uma multinacional italiana especializada em sistemas de gestão. Atualmente, a empresa realiza atendimento a mais de 100 mil micro e pequenos comércios no Brasil.
Guasso explica que os varejistas precisam focar em seu público-alvo. Para ele, não importa o tamanho da empresa, mas todos os comércios do país precisam direcionar a atenção aos consumidores, que são os responsáveis pelo sucesso das vendas no Dia do Consumidor. Aliás, o direcionamento eficaz de estratégias promocionais irá diferenciar as empresas da concorrência.
“Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos”, disse Guasso.
Outro ponto muito importante, que deve ter sido feito de maneira antecipada pelas empresas, é a realização de análises e estudos de outas datas comemorativas. Em suma, os comerciantes acabam tomando decisões precipitadas no Dia do Consumidor, apenas se baseando em suposições.
Embora muitos deles acreditem que estejam fazendo uma coisa positiva para o negócio, há grandes chances de o resultado ser negativo. Por isso, Marcos Adriano Guasso aconselha aos comerciantes que analisem as promoções feitas no passado, identificando quais produtos tiveram boas vendas e quais funcionam melhor para o público-alvo.
“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, disse.
Veja como atrair mais clientes
Os varejistas do país também devem ficar atentos à maneira que divulgam seu negócio. Isso porque, quanto melhor a divulgação de promoções, maior tende a ser o volume de vendas no Dia do Consumidor. E isso pode ser potencializado se houve junção com os outros pontos citados (foco no público-alvo e análises e estudos de outras datas comemorativas).
De acordo com Guasso, os comerciantes do país devem utilizar as ferramentas digitais para aumentarem as vendas, atraindo mais clientes para o negócio. Isso pode ser feito por todos eles, não importando se são de pequeno ou grande porte.
Por exemplo, os pequenos comércios podem utilizar as redes sociais para atrair mais clientes, divulgando promoções em datas específicas, com o Dia do Consumidor. Aliás, Guasso revelou que isso vem acontecendo de maneira cada vez mais recorrente, e os resultados são positivos.
Já os varejos mais próximos dos clientes podem até enviar promoções pelo WhatsApp, com o consentimento do consumidor. Isso acontece, principalmente, com os negócios de bairro, que permitem maior proximidade entre os comerciantes e o público.
“Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público”, acrescentou.