O feriado, além de uma grande oportunidade para que o trabalhador descanse ou viaje com a família, tem como objetivo celebrar algumas datas importantes. Todavia, existe no país um calendário específico para estas comemorações, que podem ser culturais, religiosas ou cívicas, em todo o território nacional ou em alguns estados.
Normalmente, estes feriados possibilitam à população brasileira, curtir eventos culturais, e atividades de celebração. Vale ressaltar que estas datas possuem um significado histórico e cultural, sendo bastante importantes. De fato, elas também refletem uma diversidade cultural rica e fortalecem a identidade nacional.
Analogamente, o cidadão brasileiro espera ansioso por estas datas, que podem proporcionar momentos importantes em suas vidas, além é claro, do merecido descanso. Um feriado bastante significativo vem sendo discutido nos últimos tempos, o Dia de Zumbi, ou da Consciência Negra, que pode se tornar nacional.
Atualmente, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra é feriado em alguns estados do país. Ele é celebrado todos os anos no dia 20 de novembro. Ademais, existe um Projeto de Lei, PL nº482/2017, em tramitação, que tem como objetivo, torná-lo nacional, ou seja, celebrado em todo o Brasil. Ele já foi, inclusive, aprovado pelo senado.
Projeto de Lei
O PL que tornará o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, um feriado nacional deve ainda ter que ser votado na Câmara dos Deputados. Vale ressaltar que a data celebrada é bastante importante, visto que é uma oportunidade de comemorar a luta contra o racismo e a discriminação racial no país.
Além disso, a data do feriado faz uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder principal do Quilombo dos Palmares. Durante sua vida, ele lutou pela igualdade e liberdade dos negros durante o período colonial brasileiro. O senador Paulo Paim (PT-RS) também apresentou três projetos para o combate ao racismo no Brasil.
Dessa forma, as novas propostas do senador incluem o aumento das penas relacionadas aos crimes de preconceito racial e sexual, das penas envolvendo injúrias, e a proibição de ações preconceituosas de agentes de segurança pública ou particular. Sendo assim, são ações importantes no combate à discriminação.
Quem foi Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares foi um personagem importante na história do Brasil. Ele foi um dos maiores líderes do Quilombo dos Palmares, considerado um dos quilombos mais longevos do país. Ele se tornou uma figura significativa no ano de 1678 e levou seu povo a resistir aos ataques da coroa portuguesa durante 20 anos.
Dessa maneira, em sua luta contra a opressão, ele morreu depois de ter seu esconderijo denunciado no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi, atualmente, é um dos principais símbolos relacionados à luta dos negros contra a escravidão no Brasil. Sua memória representa o combate ao racismo.
Estima-se que o Quilombo dos Palmares surgiu através de dezenas de escravos fugitivos dos engenhos de Pernambuco. Com o tempo, outros negros se juntaram e instalaram-se no quilombo que acabou se desenvolvendo. O lugar resistiu às pressões, não só da coroa portuguesa, mas também de holandeses.
Deve-se observar que não existem muitas informações sobre a história do quilombo dos Palmares. Isso se deve ao fato de que a maioria das informações têm como origem as fontes escritas por europeus. Os documentos existentes apenas reconstituem uma parte da história, de combate à escravidão.
Feriados nacionais no Brasil
- 1º de janeiro – Confraternização Universal.
- 21 de abril – Tiradentes.
- 1º de maio – Dia do Trabalhador.
- 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil.
- 12 de outubro – Nossa Senhora da Aparecida.
- 2 de novembro – Dia dos Finados.
- 15 de novembro – Proclamação da República.
- 25 de dezembro – Natal.
Feriado nacional
O feriado de 20 de novembro, data da morte de Zumbi de Palmares, é uma data comemorativa, por se tratar de uma figura significativa para a população negra brasileira. Além disso, é uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância dessa população para a construção de uma identidade nacional.
Se for aprovada a Lei que institui o Dia da Consciência Negra em todo o território, o trabalhador brasileiro não terá apenas um dia a mais de descanso. Será uma oportunidade de parar para pensar sobre a importância da diversidade racial em todo o país, celebrando a herança africana do Brasil.