Especialistas em finanças e direito nos explicam que, mesmo com toda essa crise financeira que assola o Brasil, ainda existem pessoas que estão em busca de soluções para colocar suas finanças em dia. Uma delas é o devedor anônimo. Mas, você sabe o que é isso? Na matéria desta segunda-feira (31) do Notícias Concursos, explicaremos melhor o conceito e quais as vantagens e desvantagens de participar desse programa.
O conceito de devedor anônimo
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo define o devedor anônimo como “aquele que busca proteção contra ações de cobrança de um credor, através da revelação de seu nome apenas ao programa, e não a terceiros”. Ou seja, é uma pessoa que tem dívidas e quer se proteger dos credores.
A participação no programa é voluntária e se dá por meio da assinatura de um termo de adesão. Nele, o devedor se compromete a cumprir as condições estabelecidas pelo programa, como o pagamento da dívida em um prazo específico. Caso não cumpra esse prazo, o devedor será excluído do programa e seus dados serão divulgados aos credores.
As vantagens de participar do programa
Há diversas vantagens de participar do programa de devedor anônimo. A principal delas é a proteção que o programa oferece aos devedores. Como vimos, os dados do devedor são divulgados apenas ao programa e não a terceiros, o que impede que os credores procuram pelo devedor para fazer cobranças.
Além disso, o devedor recebe ajuda para negociar a dívida com os credores. O programa oferece uma assistente financeira que auxilia na renegociação da dívida. Esse é um processo que pode ser longo e complexo, mas com a ajuda da assistente o devedor tem mais chances de conseguir um acordo.
Outra vantagem é a possibilidade de quitação da dívida em até meses. Geralmente, os credores exigem que a dívida seja quitada de uma só vez, mas no programa de devedor anônimo é possível parcelar a dívida em até meses.
As desvantagens de participar
Embora o programa ofereça diversas vantagens, ele também apresenta algumas desvantagens. A principal delas é a possibilidade de exclusão do devedor do programa caso ele não cumpra as condições estabelecidas.
Outra desvantagem é o fato de que o devedor não tem a garantia de que os credores vão aceitar a renegociação da dívida. Muitos credores são resistentes a esse tipo de acordo e preferem receber o valor da dívida integralmente.
Em conclusão
O devedor anônimo é uma pessoa que tem dívidas e busca proteção contra ações de cobrança de um credor. A participação no programa é voluntária e se dá por meio da assinatura de um termo de adesão.
Há diversas vantagens de participar, como a proteção que ele oferece aos devedores, a ajuda para negociar a dívida com os credores e a possibilidade de quitação da dívida em até meses. Embora o programa apresente diversas vantagens, ele também apresenta algumas desvantagens, como a possibilidade de exclusão do devedor anônimo do programa caso ele não cumpra as condições estabelecidas e a resistência dos credores a aceitar a renegociação da dívida.