Detran suspende CNH de centenas de motoristas; veja lista completa
Motoristas precisam consultar lista para entender se foram suspensos. Haverá um prazo para recorrer a decisão
Motoristas precisam ficar atentos a uma decisão tomada pelo Departamento de Trânsito (Detran) nesta semana. Segundo as informações oficiais, mais de 500 indivíduos tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.
A decisão é válida apenas para o Detran do Distrito Federal. A ideia foi suspender a Carteira de 506 motoristas que foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool no decorrer do ano de 2023.
Em todos esses 506 casos, o Detran afirma que a ilegalidade foi atestada por meio de teste do bafômetro.
Como consultar a lista da CNH Suspensa
Não é preciso sair de casa para consultar a lista oficial de motoristas que tiveram a CNH suspensa por esse motivo no Distrito Federal. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (27).
É importante notar que essa decisão não é definitiva. Isso significa que os motoristas que não concordam com a inclusão dos seus nomes podem recorrer da decisão em um intervalo de até 30 dias contado a partir dessa quarta-feira (27).
O recurso deverá ser apresentado na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Detran-DF. Caso a decisão não seja revertida, o motorista voltará a ter que respeitar o tempo de suspensão definido com base na sua infração.
Para quem não vai entrar com recurso, também existe uma maneira de recuperar a CNH. Mas nesse caso, o motorista vai ter que passar por um curso de reciclagem. Considerando que ele seja flagrado novamente durante o período de suspensão, poderá ter o documento definitivamente cassado.
Golpes em todo o Brasil
Recentemente, Detrans de todo Brasil começaram emitir um alerta sobre o novo golpe por SMS. De acordo com informações das vítimas, criminosos estariam enviando alertas para o celular sobre uma suposta pendência na carteira de habilitação, que seria uma multa de trânsito.
Ao clicar neste link, a vítima é diretamente direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito que leva a uma página falsa do gov.br que supostamente seria do Governo Federal.
Quando o indivíduo digita o CPF aparecem os dados verdadeiros da pessoa, como o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. Todos esse esquema acaba conferindo um ar de veracidade ao golpe em questão
No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para regularizar a sua habilitação. É neste momento que o site falso gera um valor, e uma falsa guia de pagamento através de um novo link.
Alertas sobre a CNH
Várias pessoas já caíram nesse golpe e perderam dinheiro e dados para os criminosos. Detrans de todo o país começaram a divulgar comunicados em páginas oficiais em suas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe.
A Associação Nacional dos Detrans registrou casos de fraude em 18 estados e também no Distrito Federal até aqui.
No alerta, os Detrans afirmam que não enviam nenhum tipo de mensagem por sms, e-mail ou aplicativos de mensagem, e também não costumam fazer contato por telefone. Assim, a dica é ignorar esses avisos quando eles chegarem até você.
“Durante os processos de suspensão, a gente aciona o condutor, sim, mas por vias oficiais. Todas essas notificações são enviadas por correio, são publicadas em Diário Oficial e publicadas no site do Departamento de Trânsito”, explica Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de processos administrativos de trânsito da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET / MG).