É muito importante que o candidato se prepare para que possa se direcionar durante uma entrevista de emprego. Para isso é necessário que conheça de forma aprofundada as suas habilidades, competências e pontos fortes de sua experiência profissional.
Destaque os pontos fortes de sua experiência profissional na entrevista de emprego
O nervosismo é inerente à uma situação de avaliação e pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial, não corroborando os seus pontos fortes. Por isso, analisar o seu próprio currículo é uma forma de aumentar a sua capacidade de se colocar positivamente.
Além disso, também é importante que o candidato obtenha clareza para que possa elaborar a sua narrativa, considerando os pontos destacáveis do seu currículo.
Corrobore as suas capacidades
Por exemplo, fale sobre situações que possam corroborar a sua capacidade de gestão de equipe; comprometimento com os resultados; proatividade; inteligência emocional; senso de urgência, dentre outros aspectos pertinentes à sua rotina de trabalho. Esse é um ponto relevante para o candidato.
Reconheça as suas fraquezas
Por outro lado, você também deve conhecer as suas fraquezas. No entanto, ao falar sobre algum ponto fraco, contorne-o de maneira resolutiva. Assim sendo, você pode falar que se entende como uma pessoa tímida, porém, pretende realizar um curso para melhorar a sua comunicação, por exemplo.
O comportamento do candidato transmite uma mensagem
Além disso, é necessário que o candidato se atente a maneira como se comporta; já que a sua linguagem corporal transmite uma mensagem. Sendo assim, adote uma postura positiva; evite gesticular excessivamente; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com a gestão, dentre outros pontos.
Fale sobre você
Dessa maneira, em perguntas genéricas, é importante que você – enquanto candidato – tenha clareza sobre situações concretas. Por exemplo, quando o entrevistador solicitar que você fale sobre si mesmo, você deve expressar as suas competências com base em suas experiências; bem como, deve falar sobre sua personalidade de forma sucinta.
Analise a cultura da empresa e direcione a sua identificação com a organização
Pesquisar sobre a empresa também é importante para que você saiba responder às diversas perguntas durante o processo seletivo, por exemplo, você pode informar o motivo pelo qual deseja trabalhar na empresa, já que você analisou sua missão, visão e valores.
Além disso, essa análise pode te ajudar a analisar a viabilidade da contratação, já que o candidato também deve ter interesse em atuar na organização. Portanto, adapte essas dicas e aumente as suas chances de sucesso profissional por meio de um comportamento assertivo e direcionado.