Destaque o seu potencial profissional durante a entrevista de emprego

Destaque o seu potencial profissional durante a entrevista de emprego de forma objetiva e orgânica. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato destacar suas qualidades profissionais de forma objetiva.

Destaque o seu potencial profissional durante a entrevista de emprego

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, é importante  que o candidato analise a sua própria trajetória, considerando que o seu currículo será utilizado como base para o direcionamento do processo seletivo.

Exemplifique seus pontos positivos

O candidato deve levar para a análise da entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial de maneira assertiva. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade para lidar com conflitos; alcance de metas; poder de persuasão em vendas; gerenciamento de processos.

Implementação de sistemas; gestão de pessoas; análises de dados; controles internos; construção do relacionamento com o cliente; campanhas motivacionais; entre outros pontos que sejam relevantes dentro da sua trajetória profissional.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar uma solução. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico utilizado na sua área.

Contudo, é igualmente relevante informar que já está realizando cotações com algumas instituições de ensino para agregar esse conhecimento. Esse mesmo conceito pode ser direcionado para uma característica de sua personalidade, por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, contudo, é relevante informar que pretende estudar teatro.

Adote uma postura assertiva

O comportamento do candidato transmite uma mensagem relevante durante o processo de recrutamento e seleção. Assim sendo, é importante para o candidato não cruzar braços e pernas; falar de maneira tranquila; não interromper o entrevistador; evitar gesticular excessivamente durante suas respostas; trabalhar a sua respiração etc.

Conheça a cultura da empresa

Além disso, pode ser viável para o candidato conhecer o site da empresa, considerando a sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderá analisar os pontos fortes da organização e verificar a compatibilidade dos valores envolvidos.

Uma vez que essa análise sobre a compatibilidade dos perfis é cabível a todos os envolvidos, contudo, o candidato só se sentirá apto a realizar esse tipo de avaliação, ao não se colocar negativamente durante o processo seletivo.

Portanto, o mais importante para o candidato é não ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Visto que a ansiedade excessiva pode dominar o seu comportamento, fazendo com que adote uma postura negativa, produzindo um resultado oposto ao desejado durante o processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.