Como desenvolver e manter um processo de feedback

Como desenvolver e manter um processo de feedback

Conseguir desenvolver e manter um processo de feedback é peça-chave para manter o desenvolvimento de toda uma equipe. Afinal, é por meio dessas conversas estruturadas que se torna viável lidar com os “gaps” que podem surgir no meio do caminho, por exemplo.

Por isso, neste texto nós elencamos algumas práticas que podem ajudar você nesta jornada. Acompanhe e vamos em frente!

Como desenvolver e manter um processo de feedback

Para desenvolver e manter um processo de feedback é necessário estar disposto. Sim, isso mesmo.

Não podemos esperar que essa cultura nasça da noite para o dia. Você precisa fazer com que os seus colaboradores entendam a importância do feedback.

Para isso, é preciso saber fazê-lo da forma correta. Pois, infelizmente, muitos gestores ainda acreditam que o feedback é para “chamar a atenção e brigar”. Mas isso não é verdade.

A função do feedback é auxiliar o outro em sua trajetória de desenvolvimento profissional. Portanto, tenha esse olhar mais atento nesse sentido e busque ser empático na hora de dar o feedback.

Preparado? Então vamos adiante:

1. Comece com uma comunicação clara ao apresentar metas/objetivos

Antes de querer dar feedbacks e direcionamentos construtivos, observe como você tem passado as tarefas para os seus liderados.

Você tem sido objetivo e claro? A sua comunicação tem sido efetiva? Ou você simplesmente tem delegado funções de uma forma nada clara e apenas automática?

Se você não der direcionamentos qualificados, as chances de os resultados serem ruins, por sua culpa, são muito grandes. Cuidado! Comece do começo.

2. Analise quais pontos são atingidos, e quais não

Depois de passar as metas e objetivos para os seus liderados, vá avaliando até que ponto isso está sendo atingido.

Quais metas foram alcançadas? Quais não? Anote tudo com muita atenção.

3. Prepare-se para fazer o feedback

Para desenvolver e manter um processo de feedback propriamente dito, é preciso se preparar para essa ocasião. Para isso, depois de fazer a análise acima, escreva um roteiro do que será dito ao colaborador.

Fale sobre os pontos positivos que foram atingidos, e depois fale sobre os fatores que necessitam de melhorias, por exemplo.

4. Marque um momento tranquilo para fazer isso

Lembre-se de marcar o feedback com antecedência. E não seja aquele gestor cruel que deixa a pessoa super nervosa com a situação, hein? Mas sim, já adiante o assunto da reunião e deixe o seu liderado tranquilo para o momento.

5. Dê feedbacks individuais e coletivos

Ofereça tanto feedbacks individuais, quanto coletivos. Mas nunca dê um feedback negativo na frente de outras pessoas – a não ser que o feedback ruim esteja relacionado com um trabalho em equipe.

6. Evite julgamentos e sentimentos de desaprovação

Nada de querer julgar ou se ancorar em sentimentos de desaprovação durante o feedback, hein? Esse tipo de comportamento pode fazer com que você acabe sendo muito agressivo.

7. Incentive a pessoa a melhorar

Por fim, para desenvolver e manter um processo de feedback é preciso se lembrar do pressuposto dessa prática: incentivo ao crescimento.

Por isso, incentive o seu colaborador para que ele busque as melhorias necessárias. Assim você conseguirá ajudá-lo a crescer e se desenvolver dentro da empresa.

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