Desemprego no Brasil volta a subir na segunda semana de agosto - Notícias Concursos

Desemprego no Brasil volta a subir na segunda semana de agosto

O IBGE aponta aumento de 300 mil no número de desempregados, mas afirma que há estabilidade

Na manhã desta sexta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados sobre o desemprego no Brasil na segunda semana de agosto. Quando comparado à primeira semana do mesmo mês, houve um aumento de cerca de 300 mil no número de desempregados em território nacional.

Com a adição de 300 mil pessoas desempregadas, o Brasil chega ao total de 12,9 milhões de trabalhadores na busca de um emprego em meio à pandemia do novo coronavírus. Na primeira semana de agosto, houve leve queda quando comparada à semana anterior.

Com o aumento do número de desempregados na segunda semana de agosto, a taxa de desemprego do Brasil subiu de 13,3% para 13,6%. De acordo com o IBGE, entretanto, houve estabilidade nesse indicador. Segundo o instituto, esse aumento aconteceu por causa do aumento no número de brasileiros que voltaram a buscar emprego em meio ao crescimento da retomada das atividades econômicas em território nacional.

Segundo o IBGE, cerca de um milhão de brasileiros a mais voltaram a procurar emprego no mercado de trabalho na segunda semana de agosto quando comparado à primeira semana do mesmo mês. A pesquisa mostra queda de 28,1 milhões para 27,1 milhões de pessoas que gostariam de estar trabalhando, mas não procuraram emprego no período.

Também caiu de 18,3 milhões para 17,7 milhões o número de brasileiros que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego por causa da pandemia ou falta de trabalho onde vivem.

Na primeira semana de maio, o contingente de empregados era de 63,9 milhões. Quando comparado a esse período, houve alta de 17,5%, com mais 11,2 milhões de brasileiros ocupados no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?