Ser um agente administrativo da PF (Polícia Federal) é o sonho de muitos concurseiros. Mas, sabemos que é muito concorrido, pois no último concurso, em 2021, havia 321.615 candidatos inscritos. Por isso que hoje, indicaremos as matérias que caem no concurso da PF.
A previsão para o edital ser divulgado é no mês de setembro de 2023, significando, que o concurseiro terá bastante tempo para se preparar. Informações divulgadas, afirmam que haverá aproximadamente 677 vagas, com salário inicial de R$ 4.710,00.
Portanto, é uma excelente opção de concurso para quem quer ser agente administrativo da PF.
Qual o nível de escolaridade exigido para este concurso?
Conforme a solicitação do departamento da Polícia Federal, neste concurso, será oferecido:
- 494 vagas para pessoas com Ensino Médio;
- 185 vagas para pessoas com Ensino Superior, sem definição de cargos.
Sabe-se, porém, que os agentes administrativos, atuam diretamente na parte interna do órgão, prestando serviços para a Polícia Federal. Assim, estes profissionais, realizam reforço operacional do órgão.
Quais as atividades que um agente administrativo da PF realiza?
Um agente administrativo pode atuar em diferentes frentes de trabalho na Polícia Federal como administrativa, saúde e tecnologia da informação em todo o território brasileiro.
Acredita-se que a atividade mais importante do profissional é fornecer auxílio na linha de frente, principalmente em:
- ações marítimas, aeroportuárias, de fronteiras;
- na coibição do tráfico;
- em investigações sigilosas;
- realizar atividades remotas, como recursos humanos ou licitações e contratos;
- atividades de TI como: programação, telecomunicações, operações;
- atividades específicas como: contabilidade, desenho, comunicação social, educação, enfermeiros, eletricistas.
Quais são os requisitos exigidos para o concurso?
Considerando que as informações são extraoficiais, há a possibilidade de que sejam abertas mais vagas daquelas solicitadas, para o preenchimento de cargos necessários. Assim, o agente administrativo deve possuir certificação de escolaridade exigida conforme as especificações do cargo:
- Agente administrativo: conclusão de Ensino Médio;
- Cargos de nível superior: diploma de conclusão de curso de graduação na área específica.
Apesar de que a previsão das vagas seja de 677, a FENAPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais) aponta uma carência de aproximadamente 5.000 vagas em todo o território nacional.
Quais matérias caem no concurso de agente administrativo da PF?
Considerando que este é um concurso bastante concorrido, é preciso começar a estudar quanto antes possível. Pois, de nada adianta deixar para estudar na última hora.
Estudando antecipadamente possibilita que você se organize para aprender mais conteúdos, de forma mais aprofundada, e assim, conseguir obter êxito e conhecimento maior para a prova do concurso.
Mesmo que seu propósito seja ser um agente da Polícia Federal, você pode começar na profissão através do cargo de agente administrativo, afinal, irá adquirindo, além de maior conhecimento, experiência, na área de atuação. Além disso, muitas matérias são coincidentes nos dois cargos. Principalmente no constante ao Sistema Nacional de Armas e relações com pessoas vindas de outros países.
Assim, as provas do concurso ocorrem em duas partes:
Objetiva
Para todos os cargos. Composta de 50 questões, distribuídas entre as seguintes matérias:
- Atualidades;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional.
Discursiva
Para cargos de cursos superiores específicos, contendo 70 questões. As matérias se direcionam especificamente para os cargos exigidos. Mas, as principais matérias a serem estudadas são:
- Administração Pública;
- Legislação Aplicada à Polícia Federal;
- Gestão de Pessoas;
- Administração de Recursos Materiais;
- Administração Financeira e Orçamentária.
Assim, procure materiais para estudar de forma específica e aprofundada, para garantir o sucesso na aprovação do concurso. Para tanto, procure na internet por provas anteriores, apostilas em PDF, videoaulas, seminários, palestras com pessoas de renome.
Se prepare da melhor forma que conseguir, estudando as matérias específicas. Assim, quando sair o edital, é possível somente agregar ao que você já estudou, os conteúdos ainda não estudados.
Como passar no concurso de agente administrativo da PF?
Para passar no concurso de agente administrativo, procure focar nas matérias apresentadas acima, e como exige somente Ensino Médio, é possível que você se aprofunde bastante nos conteúdos. Não fique somente estudando superficialmente.
Crie um cronograma de estudo, e comece por aquela disciplina que você tem mais dificuldade, além de estudar mais, aquelas que apresentam maior pontuação na prova.
A sugestão é imprimir o edital da prova anterior, e começar a estudar pelos conteúdos ali apresentados. Além disso, procure conhecer qual é a instituição que será contratada para a realização da prova.
Esta informação é definidora de como será a prova, pois você terá noção da forma pela qual a prova será elaborada.
Bons estudos e comece a se preparar logo! Pois esse concurso será bastante concorrido.