Músicas censuradas pela Ditadura Militar: confira!
O termo Ditadura Militar se refere ao período da história do Brasil que se iniciou no ano de 1964 e terminou no ano de 1985. A ditadura teve início com um golpe de Estado organizado por militares e civis.
O tópico é de extrema importância para todos aqueles que irão realizar provas que abordam história do Brasil (como o ENEM, os vestibulares e alguns concursos).
Diversos aspectos desse período são explorados pelas provas. No artigo de hoje, iremos conhecer um deles: as músicas que foram censuradas pela Ditadura Militar.
Músicas censuradas pela Ditadura Militar: importância
No ano de 1968, o Ato Institucional nº5, AI-5, foi decretado, iniciando um período de endurecimento do regime militar. A censura, por exemplo, se tornou mais rígida e, com isso, muitas músicas que criticavam a ditadura, eram censuradas.
Vamos ver, a seguir, algumas dessas obras e os motivos que ocasionaram o alerta dos censores.
Músicas censuradas pela Ditadura Militar: Cálice
A música Cálice foi composta por Chico Buarque e Gilberto Gil. O título foi escolhido com o objetivo de tentar “enganar” a censura a partir de um jogo de sons: na verdade, a palavra “”cálice” não se refere ao objeto, mas sim ao verbo calar no imperativo (“cale-se”), em uma crítica à censura realizada pelo governo.
Ainda, a música criticava diversos outros aspectos da Ditadura Militar brasileira, com um destaque para a falta de liberdade.
Músicas censuradas pela Ditadura Militar: Para Não Dizer que Não Falei das Flores
Essa música foi composta pelo cantor Geraldo Vandré e seria exibida pela primeira vez em rede nacional. A apresentação fazia parte de um concurso, mas a censura impediu que Vandré ficasse em primeiro lugar. Isso porque, a sua canção foi considerada um hino de resistência contra a ditadura e realizava ofensas aos militares.
Músicas censuradas pela Ditadura Militar: Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua
Essa música, composta por Sérgio Sampaio foi vetada pela censura pois, segundo os censores, incitava o povo a ir para as ruas e protestar contra o governo.
Músicas censuradas pela Ditadura Militar: Vaca Profana
A música Vaca Profana foi composta por Caetano Veloso e foi vetada pelos censores segundo o argumento de que ela contrariava a moral e os bons costumes. Esse argumento era utilizado com relação à diversas canções que abordavam temas polêmicos.