O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é obrigatório para muitos condutores de veículo. O tributo muitas vezes pode ser pesado para o bolso de muitos brasileiros, o que faz com que busquem alternativas para se isentar da cobrança.
Todavia, o que muitos não sabem é que em alguns estados do país, o tributo pode ser pago com desconto e, em alguns casos, o imposto pode deixar de ser cobrado. Confira abaixo como ser beneficiado.
Os condutores residentes no estado de São Paulo já podem desfrutar de um desconto de até 50% no IPVA, caso possuam veículos elétricos ou híbridos. O objetivo é, além de facilitar o pagamento, incentivar que as pessoas prefiram a aquisição de automóveis que não necessitem de combustíveis fosseis por serem menos poluentes.
Além dos 50%, neste ano, o governo de São Paulo concedeu até 9% de desconto no IPVA para pagamentos à vista, realizados em janeiro.
Como já mencionado, mesmo que o tributo seja obrigatório, o pagamento pode ser isentado em algumas situações. Existem alguns fatores que fazem o IPVA ser gratuito, como o ano em que o veículo foi fabricado, por exemplo. Segundo as informações, estão liberados de pagar o imposto veículos fabricados de 10 a 30 anos atrás. Todavia, é importante frisar que as condições são estipuladas de acordo com cada Detran.
Veja a isenção do IPVA segundo o ano de fabricação do veículo:
Vale ressaltar que nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a redução do IPVA é progressiva. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos você paga.
Logo, conforme informado, o IPVA (Imposto sobre propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículo. O condutor poderá pagar de forma integral no início do ano ou ser parcelado ao longo dos meses.
Ademais, quando o condutor deixa de pagar o imposto devido, fica sujeito a sofrer graves consequências. Primeiramente, se refere a pontuação na CNH, além de multas sobre o valor do IPVA. Todavia, o Detran ainda pode apreender o veículo.
Ademais, cabe salientar que cada estado possui uma formar de realizar a cobrança da multa referente ao atraso do pagamento do IPVA. Em São Paulo, por exemplo, os juros são de 0,3% por dia e mais taxas baseadas na Selic.
Contudo, diante a apreensão do carro pelo Detran, o proprietário deve cumprir todo um protocolo burocrático, como:
Portanto, caso tais exigências não sejam cumpridas, o veículo poderá, definitivamente, ser apreendido e levado a leilão.