Recentemente, um grupo de astrônomos constatou a presença de um outro planeta no sistema solar. De acordo com uma análise preliminar, ele estaria localizado depois de Netuno. Além disso, seu tamanho é bastante similar ao da Terra.
Assim sendo, há fortes evidências que indicam a presença de um novo corpo celeste em nosso sistema solar. Confira mais informações sobre o assunto a seguir.
O que se sabe sobre o “novo” planeta em nosso sistema solar
A descoberta foi feita a partir de um esforço conjunto dos astrofísicos Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, e de Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão. Graças a uma análise minuciosa, constataram o movimento desse corpo celeste perto do chamado Cinturão de Kuiper, na órbita de Netuno.
Uma investigação preliminar indica que o planeta está entre 200 e 500 unidades astronômicas do sol. Além disso, os astrofísicos conseguiram identificar esse corpo celeste a partir de uma análise do movimento dos chamados objetos transnetunianos, ocorrendo próximo a ele.
Detalhes da pesquisa contendo essa descoberta foram divulgados na revista científica The Astronomical Journal, no dia 25 de agosto. Conforme a dupla de cientistas, esse novo planeta no sistema solar tem entre 1,5 e 3 vezes a massa da terra. Além disso, de acordo com eles, seu ângulo de inclinação é de 30 graus.
Importantes descobertas a partir desse outro planeta no sistema solar
Vale lembrar que o trabalho de identificação de objetos transnetunianos ocorre há anos graças ao esforço de astrônomos de todo o mundo. Essa categoria engloba todo e qualquer corpo celeste que orbite o sol a partir de uma distância de 30 unidades astronômicas.
A descoberta desse novo planeta a partir de um esforço para identifica esse tipo de objeto abre novas possibilidades aos cientistas. Isso porque, seu padrão de movimentos indica a chance de haver objetos transnetunianos próximos a ele nunca antes avistados.
Dessa forma, astrônomos e astrofísicos estão diante da possibilidade de descobrir novas partes de nosso sistema solar. Trata-se de um momento de grande importância para a comunidade científica mundial. Afinal de contas, isso amplia o conhecimento humano sobre o universo.
Uma informação importante sobre o tema
Antes mesmo da descoberta desse outro planeta no sistema solar, cientistas do mundo todo trabalham em uma interessante teoria. De acordo com vários especialistas, há um novo planeta em nosso sistema solar, ainda não identificado.
No entanto, ao que tudo indica, esse novo corpo celeste não se trata do nono planeta que pode habitar nosso sistema solar. Isso porque, sabe-se que ele é ainda mais massivo, e sua localização está em órbitas ainda mais distantes. Ou seja, até o momento ele ainda não foi identificado.
Dessa forma, é certo que nosso sistema solar é muito maior e mais vasto do que temos conhecimento até o momento. E esse novo corpo celeste é a prova de que aquilo que os cientistas sabem sobre o universo ainda é pouco. Assim, pesquisas como essa servem de incentivo para continuar explorando todas as possibilidades nesse sentido.