Desafios para a reabertura de escolas são tema de webinário
Recentemente, três capitais anunciaram a retomada das aulas presenciais em julho
Diante do cenário de incerteza e preocupaçõe que assola as redes de ensino de todo o país, a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) fará nesta quarta-feira (10), às 17h, o webinário “Retomada das aulas presenciais: perspectivas no Brasil e experiências internacionais”. A transmissão pode ser acompanhada no canal da associação no YouTube e em sua página no Facebook.
Participam do evento Laura Souza, secretária de Estado da Educação de Alagoas e integrante Consed (Conselho Nacional do Secretários Estaduais de Educação), Luiz Miguel Martins Garcia, secretário municipal de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Mauricio Ernica, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil.
No evento, os representantes da Undime e do Consed vão apresentar as propostas em discussão para a retomada das aulas presenciais nas redes estaduais e municipais, ainda sem data, na maior parte do país. Ernica vai abordar os desafios da retomada das aulas, a partir da perspectiva das desigualdades e Rebeca falará sobre algumas experiências internacionais e as orientações da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a reabertura das escolas.
Cenário no Brasil
Recentemente, três capitais anunciaram a retomada das aulas presenciais em julho. São elas: Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). A prefeitura de São Luís (MA) havia anunciado a reabertura das escolas em junho, mas voltou atrás.
O estado de São Paulo anunciou um plano para a retomada em cinco fases, ainda sem previsão de data.
O Consed está elaborando um plano para funcionar como referência para gestores elaborarem seus próprios protocolos. Além de uma retomada em etapas (priorizando os mais velhos), o documento prevê a possibilidade de ensino híbrido (presencial e a distância) e orientações sobre os cuidados sanitários.
Cenário internacional
Em várias partes do mundo, as escolas estão sendo reabertas, mas não é possível identificar um modelo único. O Portal Notícias Concursos tem divulgado nas últimas semanas alguns exemplos de países que decidiram pelo retorno às aulas presenciais. Como a África do Sul, Portugal, Coreia do Sul e Reino Unido.