Se você ainda não conhece o desafio sem gastos, este é um bom momento para entender melhor esse método que pode ajudar na hora de poupar um pouco mais de dinheiro.
Antes de entender o passo a passo, queremos deixar aqui uma reflexão: quantas vezes, ao longo de uma semana, você compra algo que não necessariamente precisa? É o caso de comprar um docinho ao ir no mercado apenas para comprar leite, por exemplo.
Por mais que essas pequenas compras possam parecer inofensivas, no longo prazo elas podem se tornar significativas.
Por isso, hoje vamos apresentar a você o desafio sem gastos e como ele pode ajudar a barrar esses comportamentos.
O que é o desafio sem gastos?
O desafio sem gastos consiste em ter um dia da semana para não gastar nenhum centavo sequer. Por exemplo, você pode estipular que todas as terças-feiras você não irá comprar nada, absolutamente nada.
Isso inclui as compras mais inofensivas, de R$ 1 ou R$ 2, por exemplo. A ideia do desafio é nos ajudar a ter dias de “descanso” para as nossas finanças, ao mesmo tempo em que avaliamos como têm sido os nossos comportamentos com relação ao dinheiro.
Afinal de contas, se você resolvesse, hoje mesmo, aderir ao desafio sem gastos, as chances de você perceber que está sempre consumindo uma ou outra coisinha, ao longo do dia, são bem grandes.
Podemos nos surpreender com o tanto de gastos que fazem parte do nosso cotidiano, sem que nos demos conta deles no dia a dia.
Como aderir ao desafio sem gastos?
Para aderir ao desafio sem gastos, é importante criar um comprometimento consigo mesmo. Você realmente está disposto a abrir mão de todo e qualquer gasto em um ou mais dias da semana? Se sim, é importante tomar a decisão de cumprir com a sua palavra.
Para isso, você deverá selecionar um ou dois dias da semana (caso queira um desafio mais profundo) para não gastar o seu dinheiro com absolutamente nada.
De antemão, a ideia pode até parecer simples, mas, no dia a dia, você perceberá o quanto acabamos comprando mais coisas do que pensamos. Além disso, o desafio também pode ajudar na hora de organizar as compras domésticas, por exemplo.
Pois pare e pense: quantas vezes você vai ao mercado por mês? Será que não daria para reduzir essas idas? Organizar uma lista de compras e ter os dias de “não gasto” pode ajudar nessa empreitada de fazer compras mais eficientes – e de economizar.
Vale a pena investir no desafio sem gastos?
Dependendo da relação que você cria com o desafio sem gastos, ele realmente vale a pena. Primeiro, porque fará você pensar muito mais antes de fazer uma compra, pois com o comprometimento de ter “dias de descanso” para as finanças, ficaremos angustiados de quebrar essa nossa “coerência” de seguir o plano.
Segundo, porque pode te ajudar a pensar mais sobre os seus comportamentos com dinheiro, aumentando a sua atenção às compras menores que, às vezes, passam despercebidas.
Considere esses aspectos e avalie se o desafio sem gastos cabe na sua rotina!