A dependência química tornou-se um tema atual e que afeta a vida de muitas pessoas e famílias. Nas últimas décadas tornou-se pautas governamentais, de instituições e da sociedade como um todo.
Afinal, a dependência química acontece muitas vezes por conta de outros fatores como a depressão, marginalização, entre outras causas.
Por se tratar de um problema atual, amplo e que atinge várias esferas da sociedade, a dependência química poderá aparecer em diversas provas de vestibulares e no Enem.
Acompanhe o artigo e fique por dentro de 5 dicas de filmes que abordam o tema e como as pessoas e famílias acabam lidando com esse problema, veja!
Dependência química: Dicas de filmes sobre o assunto
Abaixo selecionamos cinco dicas de filmes que abordam a dependência química, veja!
28 dias
O filme conta a história de uma escritora que não tem controle quando o assunto é a bebida alcoólica. No começo era tudo diversão, mas com o passar do tempo ela foi perdendo os limites sobre o uso da substância.
Ademais, o drama mostra o período em que a escritora ficou internada por 28 dias, em uma clínica de reabilitação. A partir desse momento ela precisa lidar com os próprios sentimentos.
Além disso, ela aprende a conviver com pessoas que atravessam o mesmo problema e a partir daí ela passa a ver o mundo de outra forma.
O diário de um adolescente
O filme é baseado na história real do escritor e cantor Jim Carroll e retrata como ele ainda jovem largou mão de ser um astro do basquete e afundou-se no submundo das drogas e prostituição.
Além disso, a obra demonstra diversos dramas proporcionados pela dependência química de uma forma tocante e impactante.
Eu, Christiane F.
O filme conta a história de Christiane F. uma menina de 13 anos de idade que começa a frequentar uma boate na Alemanha.
A partir daí, através das influências a vida de Christiane começa a se deteriorar e através do uso excessivo de heroína e várias outras drogas, assim como acabou entrando no mundo da prostituição.
O longa-metragem mostra o drama de uma jovem e a realidade cruel do submundo das drogas e a vida de um dependente químico.
Bicho de 7 cabeças
O longa conta a história de Neto e como o vício em maconha acabou arruinando sua vida. Afinal, seus pais acabaram internando o jovem em um manicômio que não tratava o problema de maneira adequada.
Neto, acabou passando por diversas torturas físicas, psicológicas durante o confinamento, além do uso abusivo de diversos remédios psiquiátricos.
Réquiem para um sonho
O filme demonstra como os sonhos de Harry, Marion e Sara acabam devido à dependência química. Harry e Marion sonhavam em empreender, já Sara almejava emagrecer para utilizar seu vestido favorito para aparecer na televisão.
Contudo, o mundo das drogas atrapalharam os sonhos dessas três pessoas de maneira avassaladora.
E então, gostou de conhecer dicas de filmes sobre dependência química?
Não deixe de ler também – Atualidades: Entenda o conceito de marginalização.