Departamento Pessoal – A Gestão de Recursos
Departamento Pessoal
Nas subdivisões do setor de Recursos Humanos, o Departamento Pessoal é uma necessidade. Sendo a sua operação indispensável para as empresas. Ao passo que muitas empresas pequenas não possuem um setor de RH, mas possuem um DP.
A área de Departamento Pessoal em empresas pequenas geralmente é terceirizada. Contudo, por conta da otimização dos ERPs, esse trabalho é feito em conjunto entre a empresa e o escritório contábil.
Uma burocracia necessária
Muitos funcionários entendem o DP como uma área burocrática. No entanto, essa visão nem sempre é justa, uma vez que cabe a esse setor zelar por todos os cumprimentos legais quanto à relação empresa e funcionário.
Por isso são necessárias muitas assinaturas e comparecimentos periódicos ao setor. Primeiramente, o DP é o setor responsável pelas formalizações de contrato. Sendo assim, recolhe e confere toda a documentação dos aprovados.
Controles de Rotina
A partir disso, toda a demanda formal do funcionário está a cargo do Departamento Pessoal.
Cabem ao DP atividades de controles de rotina, bem como mensais e anuais. Contudo, muitas empresas terceirizam parcialmente o setor. As atividades variam de acordo com o tamanho da empresa e número de filiais, bem como segmentos. Porém, vamos citar algumas principais:
- Cadastros e atualizações;
- Processos de Admissões;
- Processos de Demissões;
- Controles de férias;
- Recolhimento de assinaturas legais;
- Controle de Saúde Ocupacional, bem como acompanhamento de emissão de ASOs (Atestado de Saúde Ocupacional).
Saúde Ocupacional
Caso a empresa não terceirize a área de SST Segurança e Saúde Ocupacional, o DP controla as datas e Prazos de exames periódicos. Bem como PCMSO, PPRA .
Todavia, não são essas as principais atividades da área, uma vez que ainda há tudo o que tange as questões de folha de pagamento.
Como: Pagamentos mensais de salários, comissões, autônomos e prestadores de serviços.
Dependendo do tamanho da empresa ainda é preciso controlar a gestão de benefícios. Todas essas demandas são pertinentes ao Departamento Pessoal.
Envios ao eSocial
Os fluxos da rotina do DP exigem bastante dos profissionais, uma vez que é preciso inserir nos softwares de Gestão informações como afastamentos, atestados e outras demandas pertinentes.
Não menos importante, é de responsabilidade do Departamento Pessoal o envio das informações ao eSocial, uma atividade que exige atualizações constantes.
Mesmo que uma empresa terceirize seu DP, é necessário um funcionário atento para o repasse de informações, bem como para as devidas conferências.