Fazer uma boa definição de metas nos estudos é fundamental para quem quer atingir bons resultados na faculdade ou na escola. Sem metas, podemos acabar nos enrolando com a quantidade de tarefas e, assim, os resultados podem ser pouco promissores.
Por isso, neste conteúdo nós preparamos um breve passo a passo que poderá lhe ajudar a estabelecer a sua rotina de estudos de maneira eficiente.
Preparado? Então vamos lá!
Para fazer a definição de metas nos estudos, você precisa entender exatamente tudo o que deve ser feito. Isso quer dizer que você não deve simplesmente estudar qualquer coisa que aparece em sua frente, sem critério nenhum. Não é assim que vai funcionar…
Portanto, considere as dicas abaixo como um verdadeiro passo a passo que poderá lhe ajudar a atingir bons resultados. Continue lendo.
O primeiro passo que deve ser colocado em prática é a visualização de tudo o que deverá ser feito ao longo do seu semestre.
Saber quantas matérias você terá, quantidade de livros que serão lidos e atividades que deverão ser entregues, é de suma importância para não se perder em tudo o que deve ser feito.
Caso contrário, você poderá estar estudando de uma maneira completamente aleatória. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e tenha uma visão geral do seu cenário atual.
Depois que você conseguir saber exatamente tudo o que deverá ser executado, é hora de mensurar o tempo que deverá ser dedicado para cada matéria e atividade.
Claro que você não saberá exatamente os minutos cravados, mas mensurar uma média (baseando-se nas experiências passadas) é um bom caminho.
Isso porque você saberá quantas horas deverá dedicar para cada matéria e, depois, para cada dia de estudo.
Depois que você tiver um “tempo total de dedicação”, na hora de fazer a definição de metas nos estudos, analise o tempo que você terá disponível diariamente para se dedicar às tarefas.
Veja se serão 30 minutos, uma, duas, três horas… Enfim! E lembre-se: não precisam ser 3 horas corridas. Pode ser uma de manhã, outra de tarde e outra à noite. O importante é estabelecer uma rotina produtiva.
Ao saber o tempo disponível para se dedicar às tarefas, é hora de dividi-las em meses, semanas e dias, de acordo com a demanda de cada uma.
Lembre-se ainda de que é fundamental considerar os prazos para as entregas. Sendo assim, organize a divisão baseando-se em:
Por fim, inclua pausas na semana, mês e nos dias na sua agenda. São elas que vão manter a sua mente sempre ativa e revigorada, impedindo que a preguiça apareça, assim como a exaustão e a falta de foco.
Esperamos ter lhe ajudado na definição de metas nos estudos!