Normalmente os móveis rústicos eram encontrados em casas de campo, fazendas e xácaras. Mas a tendência começou a invadir a cidade e se tornou um estilo muito aconchegante e acolhedor. Por isso, hoje, daremos dicas para implementar em sua casa a decoração com móveis rústicos.
Sendo assim, a palavra rústica deixou de ser, há muito tempo, significado de escassez e pobreza. Nos dias atuais ela significa elegância, acolhimento e deixa qualquer ambiente com personalidade.
Ao utilizar a decoração rústica nos ambientes, tende a apresentar toda a originalidade da madeira. Dessa forma, terá a natureza como espaço de inspiração.
A madeira é a grande fonte de inspiração da decoração rústica. Portanto, pode estar em todos os ambientes e em todos os lugares: móveis, elementos de decoração, revestimento das paredes, entre outros locais.
Então, procure utilizar o material em sua forma natural como pedaços de tronco e as suas irregularidades. Logo, desfrute da originalidade causada por ela. Sendo assim, quando for revestir as paredes, use materiais originais, não aqueles revestimentos que imitam madeira.
Quando falamos em materiais naturais, estamos falando em pedras, tijolos, cerâmicas, fibras e couro. Assim, uma alternativa é o bambu, que pode conferir um ambiente mais campestre e tropical.
No entanto, para uma decoração menos agressiva ao meio ambiente, ter uma estante rústica na sala será perfeito para apoiar seus itens. Além disso, ainda garantirá um visual espetacular, natural e diferenciado.
Portanto, os materiais naturais proporcionam ambientes calmos. Ademais, possuem a possibilidade de provocar os sentidos com as texturas variadas.
Para transformar um ambiente mais agradável e menos pesado, você pode utilizar o vidro, equilibrando o ambiente. O material é perfeito para usar em espelhos, elementos de decoração e em cima das mesas.
Para combinar com a madeira e os elementos naturais, nada melhor do que utilizar cores neutras. Por exemplo, tons como preto, branco, cinza, nude e creme são extremamente bem-vindos nessa decoração.
Mas se a opção é criar um ambiente mais colorido, utilize cores terrosas, que lembram as da natureza, como verde, marrom e terracota.
Dessa maneira, uma paleta nestes tons podem conferir sobriedade ou um ambiente mais leve e tranquilo dependendo da sua intenção ao usar a cor. Logo, se deseja ter um ambiente sóbrio, utilize tons de vermelho e marrons. Mas se prefere deixar o ar mais leve, utilize tons de mostarda e verde.
As estampas geométricas tribais conferem uma característica mais primitiva. Assim, você pode optar por quadros, tapetes e almofadas nessas estampas. Além disso, usar objetos deste estilo como elementos decorativos.
Mas se você quiser dar um ar mais delicado, você pode optar por padrões florais em almofadas e cortinas. Outra opção, são os ladrilhos hidráulicos, que você pode usar no piso, paredes ou bancadas.
A iluminação quente é produzida com lâmpadas amarelas, e com baixa potência. Portanto, você pode usar luzes pendentes, abajures e luminárias de piso.
Não esqueça: para garantir o efeito rústico na sua decoração, utilize lustres e luminárias com cobre e cúpula de fibra natural.
A decoração rústica exige a presença de muitas plantas e folhagens que representem a natureza, como ela é: natural e exuberante.
Logo, a ideia é utilizar plantas nativas e exóticas da flora do Brasil. Portanto, opções não vão faltar: samambaias, bromélias, folhagens de diferentes cores, variações e formatos.
Então, se você optar pela leveza no ambiente, escolhas plantas com flores, como: as orquídeas, os rododendros, as azaleias, o louro-da-montanha, a Andrômeda, a charneca de inverno, a rosa quaresmal, entre tantas outras.
Outra opção é utilizar as plantas ornamentais características do cerrado brasileiro, como: Helicteris, bromélias, ipê-amarelo, mulungu, pau-ferro, jacarandá-de-minas, quaresmeira, babaçu, araçá-amarelo, entre tantas outras.
Agora que você já tem as principais dicas sobre a decoração rústica, aproveite as ideias e modifique os ambientes de sua casa. Mas lembre-se de manter a sua personalidade ao enfeitar os cômodos do seu lar