No último dia 31 de maio, encerrou-se o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda no Brasil. Porém, algumas pessoas podem ter perdido o prazo de envio, enquanto outras podem ter cometido erros ao lançar informações equivocadas no sistema da Receita Federal. Por isso, fizemos este guia com informações e orientações detalhadas para que você possa reorganizar a sua situação e, assim, evitar problemas futuros como o “leão”. Acompanhe.
Você organizou todos os documentos e informações e enviou a sua IRPF dentro do prazo, corretamente. Porém, quando parou para visualizar todos os detalhes da sua declaração, percebeu que ficou faltando algumas informações ou alguns valores foram preenchidos de forma equivocada? Calma! Saiba que esse tipo de equívoco é relativamente comum. Além disso, saiba que existem formas de consertar a situação e, assim, garantir que você fique em dia com o Fisco.
Porém, lembre-se de que quem precisa fazer a retificação das informações, automaticamente vai para o fim da fila do pagamento da restituição. Portanto, se você esperava receber a sua restituição do Imposto de Renda o quanto antes, se preencheu dados errados na sua declaração, deverá aguardar mais tempo para o pagamento.
No entanto, isso não deve ser encarado como um impeditivo para consertar o equívoco no preenchimento da sua declaração. Afinal, é imprescindível preencher tudo corretamente para evitar problemas futuros, como cobrança de multas e até mesmo suspensão temporária do CPF.
Sendo assim, se você percebeu que precisa reorganizar algumas informações enviadas à Receita Federal, siga o passo a passo abaixo:
Muitas pessoas que cometem erros na hora de enviar o Imposto de Renda se questionam se algum tipo de multa será cobrada por conta do equívoco. Afinal, quando se perde o prazo da declaração, a multa pode chegar até 20% do valor devido.
No entanto, caso você tenha preenchido alguma informação errada, saiba que você não terá que pagar nenhum tipo de multa por isso. Porém, é importante lembrar que o valor do Imposto de Renda pode alterar, dependendo do novo preenchimento que você fizer.
Por exemplo, pode ser que você acrescente mais fontes de renda na sua declaração, o que faz com que a porcentagem do IR seja mais alta por isso. Consequentemente, o valor que você terá que pagar de imposto pode aumentar. Assim sendo, mesmo que não tenha multa, pode ser que a retificação acarrete em mais custos para você.
Contudo, isso não significa que você não deva fazê-la. Se você preencheu errado, retifique a declaração o quanto antes, para evitar problemas futuros.