Em uma época não muito distante, onde as crianças não podiam se entreter com TikTok, YouTube e redes sociais, a grande diversão ficava mesmo por conta dos doces. Alguns destes produtos fizeram tanto sucesso nas décadas de 1960, 1970 e 1980 que acabaram marcando época na vida de vários brasileiros.
Abaixo, listamos uma série de doces que fizeram muito sucesso na vida das crianças, mas que agora não são mais vendidos, ou ao menos perderam boa parte de sua popularidade. Veja abaixo.
Lista de doces nostálgicos
- Chocolate Surpresa
“Uma surpresa em cada chocolate!”. Foi com esta frase ainda em 1983 que a Nestlé lançou um de seus produtos mais famosos. A empresa, no entanto, decidiu descontinuar as vendas do Chocolate Surpresa sem maiores explicações.
Tentando mexer com a nostalgia das pessoas, a Nestlé lançou em 2017 uma nova edição do chocolate Surpresa em formato de ovo de páscoa. O retorno, no entanto, parece não ter sido bem recebido por boa parte dos fãs do chocolate, já que a fórmula utilizada na receita não foi a mesma.
- Cigarrinhos de chocolate
Imagine a seguinte cena: um comercial na tv mostra uma criança “fumando” um cigarrinho de chocolate. A cena, que hoje poderia chocar, fez muito sucesso na década de 1980. Nas ruas, era comum ver crianças comendo os seus chocolates em formato de cigarro.
A prática, no entanto, começou a incomodar o Ministério da Saúde, que indicou que a prática poderia estar influenciando crianças a entrarem para o mundo do tabagismo. A empresa Pan ainda trocou o cigarrinho por um rolinho, na tentativa de se adequar às regras, mas o produto acabou sendo descontinuado pouco tempo depois.
- Dadinho de chocolate
Outro doce que fez muito sucesso na década de 1980 foi o Dadinho. Trata-se de um pequeno cubo de chocolate, que registrava recordes de venda todos os anos. Hoje, é bem mais difícil encontrar o cubinho sendo vendido em qualquer lugar do Brasil.
Mas o fato é que este item não saiu de circulação, ou seja, ainda é possível encontrar o Dadinho hoje em dia.
- Chiclete Ping Pong
Atire a primeira pedra quem nunca fez uma tatuagem de chiclete no braço na sua infância. Esta moda começou a pegar em 1945, com os chicletes Ping Pong, da Kibon. O item ganhou fama justamente por causa das embalagens que eram distribuídas com as chamadas tatuagens temporárias.
A marca oferecia opções de coleções inteiras de figurinhas de diversos temas. Algumas destas coleções podiam até mesmo formar álbuns inteiros. Mas esta marca específica começou a perder força, sobretudo por causa da chegada da concorrente Ploc.
No ano de 2000, a empresa Kraft Foods fundiu a Ping Pong e a Ploc, e passou a vender apenas os chicletes Ploc, ou seja, os chicletes Pin Pong não estão sendo mais vendidos.
- Pirulito Zorro
Este é um chocolate conhecido não apenas pela infância dos anos 1970 e 1980. O pirulito Zorro encantou gerações de crianças até pouco tempo atrás. A marca em questão foi adquirida pela Triunfo e depois pela Arcor do Brasil, e está fora de circulação desde o ano de 2006.
O pirulito Zorro era embalado em uma embalagem com o desenho do tradicional personagem espanhol, sensação das últimas décadas por sua máscara. Oficialmente, o produto era produzido pela empresa Campineira, em Campinas, em São Paulo.
Dicas para não exagerar
Mesmo que os doces sejam fonte de alegria para crianças de qualquer idade, o fato é que a grande maioria dos médicos indica que é importante ter um controle sobre o consumo destes produtos. Abaixo, listamos algumas dicas de especialistas para evitar exageros que podem prejudicar a sua saúde:
- Não tenha doces na despensa;
- Faça um diário alimentar;
- Beba água;
- Controle o estresse;
- Consuma alimentos amargos;
- Encontre outras fontes de prazer;
- Dê preferência para as frutas;
- Escolha os doces certos.