A intenção de se tornar um servidor público está se tornando cada vez mais frequente no país. Principalmente por conta dos seus benefícios, os quais incluem boa remuneração, reconhecimento de carreira e qualidade de vida. Porém, muitos candidatos acabam tendo dificuldade de conciliar faculdade e estudos para concurso.
Afinal, muitos processos seletivos exigem formação em nível superior, implicando a necessidade de entrar em uma universidade. Da mesma maneira, como a rotina de estudo é sempre a longo prazo, é realmente uma boa ideia iniciar o aprendizado ainda durante o curso.
Confira como conciliar faculdade e estudos para concurso
Primeiramente, é necessário afirmar que sim, a possibilidade existe, apesar de não ser uma tarefa fácil. Para isso, será preciso desenvolver um bom nível de organização e de autodisciplina.
Logo, conciliar faculdade e estudos para concurso deverá ser a sua principal prioridade na vida. Pois, é bem provável que esse objetivo componha a maior parte das horas do seu dia.
Estrutura organizacional
Então, antes mesmo de iniciar um planejamento de rotina, você tem que ter noções básicas do conteúdo programático da prova de seleção. Ou seja do conteúdo divulgado no edital. Além disso, ter noção da quantidade de tempo que a universidade exige do seu dia, incluindo o estudo em casa.
Obviamente, muitos imprevistos podem acontecer, como aulas extras, seminários, projetos, congressos, ligas acadêmicas, entre outros. Porém, algumas dessas atividades terão que ser deixadas de lado, ao menos temporariamente.
Portanto, fazer essa conciliação implica em não aproveitar o curso de graduação integralmente. Mas isso não significa que você vai negligenciar suas oportunidades. Na verdade, deverá estabelecer na sua rotina, o que será ou não, prioridade.
Planejamento para conciliar faculdade e estudos para concurso
Seguindo o raciocínio, então, será fundamental construir uma rotina bastante detalhada. Portanto, com todas as especificações diárias semanais, incluindo os dias de sábado e domingo, para os quais se deve descontrair a noção de “tempo livre”.
Com isso, para conciliar faculdade e estudos para concurso, o recomendado é que você inclua seus afazeres universitários primeiro. Além disso, levando em consideração também os seus interesses acadêmicos, como o exemplo da liga. Em seguida, você insere os assuntos do edital nos horários vagos.
Aqui, essa ordem é importante porque os prazos da formação são mais curtos. Logo, o que pode atrapalhar a rotina se você não colocá-los como prioridade.
Mudanças de hábitos ao conciliar os estudos
Para mais, é fundamental que todo candidato reavalie seus hábitos e instaure mudanças de comportamentos, mesmo que algumas delas sejam um tanto mais drásticas.
Por exemplo, uma grande dificuldade entre os concurseiros é aprender a dizer “não”. A propósito, essa habilidade precisa ser desenvolvida. Afinal, essa recusa vai te impedir de usar seu tempo livre para coisas supérfluas e que não fazem parte do seu objetivo.
Logo, você deve entender que, infelizmente, vai precisar abrir mão de determinados eventos. Porém, também compreenda que esse é um hábito temporário, consolidado apenas nesse momento de preparação.
Objetividade
Além do mais, para que isso dê certo, é importante que o universitário seja objetivo nas suas atividades dos períodos entre os horários de estudo.
Isso porque a tendência à procrastinação ocorre nesses momentos em que você pode delongar um ou outro afazer, seja intencionalmente ou não.
Por exemplo, se há uma reserva só para ir ao banco, não aproveite e passe em outros lugares. Em síntese, concentre-se em apenas ir na instituição e voltar. Se precisar, defina um quantitativo de hora mais longo ou outro espaço na rotina.
Descanso
Posto tudo isto, é fundamental ter um descanso e esvair um pouco a mente do turbilhão diário. Com isso, você vai recuperar suas energias e, por consequência, ter mais disposição física e mental.
Portanto, ao conciliar faculdade e estudos para concurso, não esqueça que o lazer e o sono são peças cruciais para que todo o planejamento seja funcional.
Ou seja, exerça seus hobbies, vá no parque de 14h às 16h numa tarde de domingo e explore seus outros âmbitos da vida.
Exercício físico para conciliar faculdade e estudos para concurso
Por fim, encontre um lugar no seu cronograma para praticar uma atividade física do seu interesse. Visto que, ela acaba por ser um fator determinante para manter foco e estímulo no dia a dia.
De certo modo, o recomendável é fazer um exercício aeróbico, como corrida ou natação. Mas a musculação também pode ser uma opção viável. De preferência, decida pelo primeiro ou pelo último momento do dia para realizar o treino.