Dá para aproveitar matérias específicas no estudo para concursos?

Confira a resposta dessa pergunta, assim como, mais detalhes sobre o tema

É muito comum que a rotina de candidatos esteja voltada para as disciplinas básicas por eles não saberem como aproveitar as matérias específicas no estudo para concursos. Porém, é completamente possível escolher um bom momento para se aprofundar nesses conhecimentos e mandar bem na prova.

De maneira geral, o período pós edital é quando esses assuntos devem vir à tona. Então, com isso, o participante constrói um pouco mais de noção do que precisa ser aprendido. Além disso, é somente a partir do documento publicado que as prioridades poderão ser estabelecidas de maneira mais real.

Confira como aproveitar matérias específicas no estudo para concursos

Primeiramente, é importante que as dinâmicas de rotina não fiquem muito restritivas a determinados temas, como é feito por inúmeros candidatos e, às vezes, até recomendado. Porém, a grande desvantagem é o esquecimento. Afinal, estamos falando de um cronograma de longo prazo, o que por si só já pede momentos de revisão.

Nesse cenário, então, para conseguir aproveitar as matérias específicas no estudo para concurso, há algumas orientações simples. Sendo que uma delas, o ideal é intercalar com os conhecimentos básicos. Em seguida, selecionar, periodicamente, um tempo para revisitar um conteúdo, seja por estratégias teóricas, como reler o texto base, ou práticas, como resolver questões.

Dá para aproveitar matérias específicas no estudo para concursos?
Dá para aproveitar matérias específicas no estudo para concursos? Foto: Canva Pro

Resolução de exercícios

Inclusive, um dos fatores mais determinantes para que você mande bem nessa parte da prova é treinar bem a resolução de exercícios. Aliás, até mesmo para conhecer detalhes que são deixados para trás na leitura. Pois, é bastante difícil filtrar e selecionar o que é importante e o que se pode negligenciar.

Com isso, a melhor maneira é refazer as avaliações na íntegra, como se fosse um simulado presencial. Assim, você também vai conseguir se familiarizar com o estilo de perguntas. Pois, muitos candidatos erram porque o modo como aquele assunto está sendo questionado gera confusão e não necessariamente por falta de bagagem teórica.

Correção e revisão

A dica anterior pressupõe que haverá um momento para corrigir todos os erros e, com isso, revisitar o que já foi previamente estudado. A relevância desse segundo momento é identificar onde estão os seus principais déficits. Desse modo, é possível elaborar novas estratégias para sedimentar o assunto adequadamente.

Nesse processo, novas dúvidas sobre erros vão surgindo e você pode voltar mais uma vez para o caderno de questões para criar um modelo comparativo de aprendizado. Assim, relacionando as afirmações do texto base com os enunciados da prova.

Diversificação de temas

Ainda, para aproveitar as matérias específicas no estudo para concursos, o mais recomendado é que você não se restrinja a um único conteúdo por dia. Visto que o seu cérebro pode ficar saturado e, em algum momento, parar de assimilar as informações exatamente por estar sedimentando aquelas analisadas na hora anterior.

Assim, é preferível que o máximo de tempo por disciplina seja de 2 horas por dia, podendo aumentar um pouco caso você precise. Por exemplo, terminar um raciocínio lógico referente ao tema. Para mais, é interessante que os tópicos possuam alguma relação entre si para que o rendimento seja ainda maior.

Material didático

Além do mais, é fundamental que o seu material preparatório seja de qualidade, com informações corretas, completas e atualizadas. Principalmente quando falamos de áreas do setor público, em que as normativas comumente sofrem modificações legais.

Desse modo, procure uma fonte confiável para acessar esse material didático, de preferência, vindo de algum cursinho voltado para o processo seletivo pelo qual você deseja fazer a prova. Nesse contexto, a melhor maneira de escolher é visitando o site “Reclame Aqui”. Pois, é ele quem mostra as opiniões dos usuários e quem estabelece notas a respeito da reputação de cada instituição de ensino.

Período pré-edital

Apesar da listagem de assuntos e das prioridades reais só virem à tona depois da publicação do edital, você pode optar por iniciar sua rotina antes do documento oficial, dado que muitos temas se repetem ao longo dos anos.

Posto isto, uma maneira alternativa de aproveitar matérias específicas no estudo para concursos é tentar criar essas noções no período pré-edital. A propósito, a vantagem dessa prática é otimizar o seu tempo de aprendizado e ficar um passo à frente da maioria dos seus concorrentes.

Portanto, veja os temas que se repetem nos últimos dois ou três editais e comece a se capacitar a partir deles. Posteriormente, quando a listagem oficial sair, apenas inclua os novos conteúdos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.