O currículo do candidato é um documento que deve ser direcionado de modo objetivo, considerando que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para uma análise inicial do seu perfil.
O currículo atrai a atenção durante a fase de triagem por conta de sua objetividade e organização. Sendo assim, a visualização do documento é um ponto relevante, tal como as informações inseridas no documento profissional.
É importante prezar pela ordem cronológica inversa durante essa elaboração. Uma vez que o currículo é um documento que deve ser direcionado de modo assertivo dentro da dinâmica do mercado atual.
Insira seus dados pessoais de maneira objetiva, evitando informações desnecessárias, como números de documentos pessoais. Além disso, priorize os meios de contato.
O seu objetivo pode ser complementado pela hierarquia dentro do momento atual da sua carreira profissional. Por exemplo: auxiliar de logística; assistente de vendas; analista de faturamento; gerente de equipe de vendas etc.
O destaque referente às suas experiências profissionais deve ocorrer de maneira sucinta. Por isso, faça um pequeno resumo sobre suas vivências em seus empregos anteriores, além de informar o nome das organizações nas quais trabalhou e o período de sua atuação.
A sua escolaridade deve considerar cursos concluídos e cursos em andamento. Sendo assim, é viável que informe o nome das instituições nas quais estudou e o curso realizado, considerando o período estudado ou a previsão de término do curso atual, se for o caso.
É aconselhável ao candidato inserir as informações do seu currículo em plataformas online como o LinkedIn, já que o LinkedIn é um exemplo de plataforma de sucesso de recrutamento e seleção, sendo utilizada por diversas empresas.
Além disso, ainda que o seu currículo esteja em outras plataformas além do LinkedIn, as informações devem ser coerentes. Portanto, atualize seu perfil em todas as opções nas quais ocorre a disponibilização do seu currículo profissional.
Caso queira resumir o seu currículo é viável criar algum tipo de relação entre as suas habilidades sociais e comportamentais e as atividades exercidas em seus empregos anteriores, ainda que a relação ocorra de forma indireta.
Uma vez que essa análise faz parte da coerência das informações para que o seu currículo seja sucinto, objetivo e atrativo, considerando a necessidade das empresas por profissionais resilientes e capacitados.