O currículo do candidato é um documento profissional que pode ser um direcionamento para a sua carreira em longo prazo. Por isso, é importante que ele seja construído de forma objetiva, organizada e assertiva.
O candidato deve ter clareza sobre seus objetivos de mercado, por isso, o seu currículo deve ser sucinto e demonstrar suas habilidades e competências de forma direta e indireta. É relevante para o candidato prezar pela objetividade em todos os aspectos, bem como pela ordem das informações. Por isso, priorize a cronologia inversa dos fatos e organize o seu currículo visualmente, já que um currículo confuso, tende a ser descartado dentro do processo de triagem.
Informe seus dados pessoais de maneira objetiva, evitando muitos telefones para contato, bem como evitando números referentes aos seus documentos pessoais, por exemplo.
O cargo do candidato pode ser concreto, por isso, pode ser viável informar a hierarquia e a sua área de atuação. Por exemplo: analista de faturamento; assistente de vendas; auxiliar de atendimento ao cliente; gerente de logística etc.
A experiência profissional é um ponto de grande valia dentro da análise feita pela empresa. Por isso, é importante que informe o nome das empresas nas quais trabalhou, juntamente com o respectivo período de sua atuação, destacando de forma sucinta, suas principais atividades exercidas.
Sua trajetória acadêmica deve contemplar cursos em andamento e cursos concluídos, bem como o status de cursos que foram interrompidos deve estar atualizado. Dessa maneira, o seu currículo estará objetivo e organizado.
Além disso, é relevante destacar a necessidade de direcionar o seu perfil dentro da internet. Sendo assim, mantenha o seu perfil no Linkedin atualizado e direcione o seu currículo de acordo com o seu interesse. Visto que o Linkedin é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas na busca por talentos.
Além dos fatos citados, caso opte por resumir o seu currículo, crie algum tipo de relação entre suas habilidades e competências e suas atividades profissionais, ainda que essa relação ocorra de maneira indireta, visto que ela faz parte da análise feita pela profissional de recrutamento e seleção.
Portanto, faça adaptações dos pontos citados e evite ficar aquém do seu potencial profissional dentro do mercado atual, considerando a necessidade de destacar suas habilidades, competências e capacidades.