O currículo do candidato pode ser direcionado ao mercado de modo assertivo para que ele alcance seus objetivos de carreira em longo prazo. Por isso, é necessário o direcionamento do seu documento profissional desde a sua elaboração.
A inconstância do mercado atual impacta as empresas e, por conseguinte, modifica a maneira como ocorre o fluxo de recrutamento e seleção. Por isso, o candidato deve direcionar o seu currículo de modo organizado e objetivo para que atraia a atenção do recrutador de maneira positiva.
O destaque de suas informações pessoais deve ocorrer de maneira objetiva. Sendo assim, não informe dados desnecessários ou excessivos, como informações sobre filiação ou excesso de telefones para contato.
Além disso, é cabível ao candidato que tenha atenção plena no seu endereço de e-mail para que evite inserir um endereço que prejudique a sua imagem profissional através de palavras pejorativas ou diminutivas.
O seu objetivo deve ser sucinto, porém, direto. Sendo assim, é importante que você informe o seu cargo, considerando a sua área de atuação e destacando a sua hierarquia atual. Por exemplo: gerente de relacionamento com o cliente; analista de processo; assistente de vendas; auxiliar de logística etc.
A descrição de sua carreira profissional deve ser resumida e objetiva. Sendo assim, informe o nome das organizações pelas quais você passou e o respectivo período trabalhado.
No que diz respeito às atividades exercidas, é importante que você aponte de forma sucinta os principais resultados obtidos em seus empregos anteriores. Lembre-se de que seu currículo será explorado futuramente durante uma entrevista de emprego.
Não menos importante, é cabível que o candidato tenha a mesma atenção no que tange a sua escolaridade. Sendo assim, informe cursos em andamento e cursos concluídos, destacando as instituições de ensino e as respectivas datas de sua passagem por elas, ou a previsão do término do curso atual.
Atualizar o seu perfil no Linkedin também é viável, considerando que o mercado atual tecnológico e o Linkedin é uma ferramenta amplamente utilizada para o recrutamento e seleção de diversas organizações, sendo uma maneira estratégica e atualizada de direcionar a visibilidade do seu perfil profissional.