O currículo é um documento profissional que deve ser direcionado pelo candidato de forma sucinta e objetiva.
Currículo: destaque a sua trajetória profissional pela objetividade e organização
O destaque do currículo deve ocorrer pela sua objetividade durante a sua elaboração. Sendo assim, é fundamental que o candidato informe o seu objetivo e destaque a sua trajetória de maneira sucinta.
Resuma seus pontos fortes
A elaboração do seu currículo deve considerar os seus pontos fortes de maneira resumida. Visto que o currículo é um documento que será explorado futuramente durante uma entrevista de emprego.
Dados pessoais – evite informações desnecessárias
Destaque suas informações pessoais de modo assertivo, evitando inserir números referentes a documentos pessoais, e tenha cuidado para não informar um endereço de e-mail que contenha palavras pejorativas.
Objetivo – informe cargo, hierarquia e área de atuação
O seu objetivo deve ser sucinto. Você pode informar o seu cargo, considerando a hierarquia dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar contábil; assistente de vendas; analista de marketing digital; gerente de contratos etc.
Experiência – destaque situações positivas
A sua trajetória profissional deve ser descrita em ordem cronológica inversa. Sendo assim, é importante que você priorize os pontos mais atuais de sua carreira. Informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação em cada uma delas.
No que tange às suas atividades, a descrição deve ser sucinta e pontual. Visto que não é viável que você insira no currículo uma narrativa concreta.
Carreira acadêmica – cursos concluídos e cursos em andamento
A sua escolaridade deve ser objetiva. Sendo assim, informe cursos concluídos e dê detalhes importantes sobre cursos em andamento, como a previsão de término do curso e se você estuda de maneira online ou presencial.
LinkedIn – direcione os envios do seu currículo
Não menos importante, atualize o seu perfil LinkedIn. Visto que essa é uma ferramenta ampla no mercado atual e deve ser utilizada pelo candidato de modo objetivo; já que é possível direcionar os envios e elevar a sua chance de alcançar seus objetivos de carreira em longo prazo.
Foto – a sua imagem no mercado
É importante também que ao inserir uma foto no seu perfil, escolha uma imagem que transmita profissionalismo, evitando ambientes muito pessoais, como festas ou viagens, por exemplo.
Dessa forma, estará direcionando o seu currículo por meio da objetividade da sua elaboração, elevando suas chances de sucesso e destacando a sua trajetória pela assertividade e pela organização do seu documento profissional.