Biblioteca mais antiga do Brasil tem acervo on-line

O Mosteiro de São Bento, em Salvador, é também conhecido como Arquiabadia de São Sebastião da Bahia. Fundado no século XVII em cima da aldeia indígena do Cacique Ipuru, aldeia que sofreu uma invasão dos padres jesuítas que chegaram à Bahia em 29 de Março de 1559. Com eles veio também Tomé de Souza, o primeiro governador-geral.

Assim, anos mais tarde, em 1575, desembarca na cidade o frei beneditino Pedro de São Bento Ferraz, com o objetivo de fundar o Mosteiro. Desse modo, atualmente, lá se encontra a biblioteca mais antiga do Brasil.

Acervo do Mosteiro

Inaugurada em 1582, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, reúne uma enorme coleção de obras e registros raros dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Nesse sentido, entre as peças há livros, partituras, testamentos e documentos como os escritos completos de Luiz de Camões e o compêndio de cartas do Padre Antônio Vieira.

Além disso, os volumes contêm também registros em variadas línguas e áreas de conhecimento. Assim, a biblioteca é uma uma das mais antigas e importantes do país.

O acervo passou por ampliação e atualização durante todo século XX, com pesquisas e periódicos importantes. Por isso, hoje a biblioteca é especializada em Filosofia, Teologia e História. Além do trabalho dos monges, o Mosteiro conta com a ajuda de voluntários e doadores de obras e equipamentos técnicos.

Em 2006, iniciou-se um processo de restauração do acervo que durou por cerca de 2 anos. Desse modo, o projeto contou com 43 pessoas de fora, além de muitos funcionários da instituição. O projeto começou com uma quantidade pequena e seleta de obras e depois se expandiu.

Acesso

Após esse trabalho, o Mosteiro decidiu disponibilizar online essa extensa coleção. Há horários específicos para consultar o  material físico, de segunda à sexta, das 8h às 18h, e sábado das 8h às 13h. No caso das obras raras, o acesso é restrito. Desse modo, apenas pesquisadores acompanhados de funcionários da biblioteca podem acessar essa parte do acervo.

Atualmente, já é possível desfrutar das páginas mais importantes da história sem sair de casa. Um projeto para disponibilizar boa parte do acervo digitalizou centenas de obras raras em Latim, Francês, Italiano, Galego, Espanhol e Árabe, que estão disponíveis para acesso gratuito. Clique aqui e confira.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia Dicas de estudo: 5 podcasts para treinar o inglês.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.