Há muitos fatos sobre o Ensino no Brasil que são desconhecidos para a maioria dos brasileiros. Consideramos, contudo, que ter conhecimento sobre alguns desses fatos pode ser relevante para muita gente.
Por esse motivo, apresentamos neste texto 5 curiosidades sobre a educação brasileira que talvez você não conheça.
1. Valorização dos professores
O Brasil está entre os países que menos valorizam os profissionais da educação.
A Varkey Fondation, entidade internacional sediada em Londres que realiza pesquisas para melhorias na área da educação, já apontou nos resultados de suas pesquisas que o índice de prestígio dado aos professores no Brasil não é nada positivo.
Desse modo, as pesquisas evidenciam a baixa remuneração, a má formação dos profissionais e a desigualdade econômica.
2. Longevidade
Em tempos de vai e vem de ministros da Educação, falar em longevidade nesse cargo é até complicado. Contudo, não há concorrência para Gustavo Capanema Filho.
O político foi titular da pasta durante o período de 11 anos no governo de Getúlio Vargas. Desse modo, Capanema foi o ministro da Educação que mais durou no cargo durante toda a história do país.
3. O vestibular é criação brasileira
Poucos sabem, mas há muitos anos só tinha acesso a uma graduação alunos de escolas renomadas ou jovens de famílias ricas que tivessem alguma indicação para ingressar em uma universidade.
Contudo, para mudar essa situação, o vestibular foi criado no Brasil em 1911, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa, então ministro da Justiça. O ministro criou o vestibular porque o número de pessoas que queriam ingressar nas universidades públicas passou a ser maior que o número de vagas disponíveis, daí fazer uma seleção entre os interessados.
4. Curso com maior número de alunos
Apesar de os cursos de direito, medicina e as engenharias serem os cursos mais almejados e disputados nos vestibulares para o acesso a instituições de ensino superior, é o curso de administração o que tem mais alunos matriculados em todo o país.
Nesse sentido, segundo o Ministério de Educação, há mais de 700 mil alunos matriculados em cursos de administração no Brasil.
5. Ideb
A educação no Brasil é avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, cada escola, cidade e Estado recebe uma nota de 0 a 10 que revela a qualidade do ensino.
Nesse sentido, o Ideb foi criado como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, quanto em esferas mais específicas (estaduais, municipais e escolares).