Curiosidades: 5 mitos sobre Concursos Públicos

Há em torno dos concursos muitos mitos que são ditos em forma de axiomas. Especialmente para aqueles que acabam de iniciar seus estudos para Concurso Públicos, esses mitos podem ser muito desestimulantes. Desse modo, apresentamos neste artigo 5 mitos sobre concursos públicos. Não se deixe enganar por eles.

Nesse sentido, as frases em destaque, que a seguir, são inverdades, entenda o porquê.

5 mitos sobre Concursos Públicos

1. “São cartas marcadas”

Muitas pessoas estudam muito e, ainda assim, não conseguem aprovação. Isso pode dá por diversos fatores. Mas, os desanimados, costumam atribuir o fracasso ao mito que que concurso público é jogo de cartas marcadas. Trata-se de uma grande inverdade, pois ter contatos com pessoas importantes com não garante aprovação em concursos.

Além disso, há um sistema de segurança em torno de todo o processo. Nesse sentido, os casos de fraude, quando ocorrem, são investigados e punidos.

2. “Quem tem o nome sujo não pode prestar concurso público”

Este é o segundo mito de nossa lista pois está no imaginário de muita gente! Porém, é mais uma invenção de pessoas sem informação.

Ter o nome negativado em cadastros como SPC ou Serasa não impede ninguém de prestar concurso ou assumir o cargo, caso seja aprovado. A especialista Lia Salgado esclarece que é muito difícil que as instituições façam essa verificação.

3. “Tem que escolher entre estudar ou trabalhar”

Tem gente que bota dificuldade em tudo, não é mesmo? Mas, nesse caso, é até compreensível, pois, para ter aprovação em um concurso é preciso estar muito bem preparado para a prova. Contudo, não é necessário abandonar o emprego para estudar para o concurso.

Uma boa organização do tempo de estudo aliada a técnicas adequadas pode ser suficiente para o candidato se preparar bem.

4. “Tem que ter os macetes”

Mito completo. É necessário ter mais que “macetes” ou fórmulas para obter aprovação em concursos. No entanto, manter-se informado e empregar técnicas para potencializar os estudos te levará mais facilmente à aprovação.

Veja aqui algumas dicas e técnicas de estudo.

5. “Tem gente que passou sem estudar nada”

Impossível uma pessoa completamente despreparada passar em concurso. Não acredite se alguém disser que conseguiu tal proeza sem sequer ler o edital! Não há como ser aprovado apenas chutando as respostas ou dando as mãos à sorte.

As pessoas que são aprovadas certamente se preparam muito bem!

 

Dicas de gramáticas para estudar para Concurso Público: aqui.
Concordância verbal e nominal: aqui.
O uso da crase em concursos públicos: aqui.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.