Cultura da Empresa – O que é?
A cultura da empresa
Uma cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e atitudes que definem a forma de funcionamento de um negócio.
Dentro da sociedade uma cultura é oriunda de costumes, sotaques e histórias. Ao passo que essa cultura é adaptável, criando outras formas de viver e conviver socialmente.
Dentro de uma empresa ocorre o mesmo, uma vez que a cultura da empresa é formada por valores, práticas, hábitos e comportamentos.
Fatores internos
Além disso, muitos outros fatores compõem uma cultura interna, como políticas, formas de gestão, bem como forma de se comunicar, vestimentas dos funcionários, enfim, tudo rege uma cultura, seja algo tangível ou intangível.
Definir a cultura da sua empresa impacta diretamente nos seus resultados, uma vez que o comportamento dos funcionários, bem como o nível de comprometimento com os resultados estão ligados a essa cultura.
Ao passo que a cultura e a motivação interna são interligadas, bem como a retenção de talentos.
Cultura Fortalecida e Gestão Participativa
Uma cultura interna fortalecida faz de uma empresa uma marca de sucesso. Por isso uma gestão participativa muda a cultura de uma empresa.
Por isso é importante que a empresa analise seu perfil antes de contratar os funcionários, bem como analisar o perfil dessas contratações.
Culturas rígidas estão perdendo espaço para culturas flexíveis. Prova disso é o próprio empreendedorismo. Sendo assim, a inovação e o aproveitamento de ideias dos funcionários tornam a cultura de uma empresa aberta. Ao passo que cria uma relação de confiança.
O valor das entregas
Através do conceito de confiança e desburocratização da gestão, jovens talentos estão se mostrando mais. Assim mostrando que vale à pena trocar o rigor excessivo pelo valor das entregas.
Uma vez que a cultura da empresa seja entregar ao cliente a excelência do produto ou serviço, a gestão de pessoas torna-se algo simplificado e atrativo.
Todavia, é necessário atentar-se se o empresário ou gestores são flexíveis de fato. Uma vez que não adianta implantar uma cultura aberta se a gestão é inflexível.
Assim sendo, deve evitar que haja um conflito de culturas, o que torna a empresa dividida e prejudica os resultados.