Saber cuidar da saúde do cérebro é primordial para manter a saúde do órgão sempre em dia. Afinal, o cérebro é a nossa “placa mãe”, responsável pelo funcionamento do organismo, pelas nossas atitudes, pensamentos, etc.
Por isso, saber cuidar direitinho da saúde cerebral é algo tão importante. E, a seguir, damos algumas sugestões de como isso pode ser feito. Acompanhe e saiba mais!
Como cuidar da saúde do cérebro?
Diversas ações, desde as mais simples, até as mais complexas, podem lhe ajudar a cuidar da saúde do cérebro.
Antes de qualquer coisa, você precisa compreender que o nosso cérebro não está ali apenas para carregar a mente e os pensamentos, de forma abstrata. Tudo o que acontece, acontece também no campo físico.
Ou seja, nossos pensamentos são energia. Nossas ideias são energia. Nossos sonhos, conhecimentos, tudo é energia, logo, é tudo físico.
Por isso, devemos cuidar do material físico do nosso cérebro, para que os nossos pensamentos sejam mais positivos, nossas metas sejam traçadas, nossa vida seja mais feliz, e assim por diante.
Parece complexo? Calma, fique tranquilo! As ações para cuidar da saúde do cérebro não são tão difíceis quanto entendê-lo. Veja a seguir:
1. Consuma gorduras boas
Nosso cérebro possui gordura em sua composição. Isso quer dizer que ele precisa dessa ingestão para se manter bem e funcionando. Para tanto, você pode consumir peixes como fonte de ômega 3, por exemplo, e assim, ajudar a manter a saúde cerebral sempre em dia.
2. Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos ajudam a enviar uma maior circulação sanguínea ao nosso cérebro. Consequentemente, são essas atividades que levam água, nutrientes e, inclusive, oxigênio para o cérebro.
Sendo assim, é necessário manter uma vida ativa para que seja possível cuidar da saúde do cérebro. Além disso, os exercícios também propagam sensações de prazer e bem-estar, e essas sensações “acontecem” dentro do nosso cérebro.
Por isso que a prática de atividades físicas é tão importante para a saúde mental!
3. Evite álcool, cigarro e medicamentos consumidos por conta própria
Evite quaisquer tipos de drogas, inclusive as consideradas medicamentos – salvo em casos nos quais há prescrição médica, claro.
Isso porque essas drogas, em grande parte, podem desencadear a temida dependência química. E esta, por sua vez, pode desequilibrar muitas funções cerebrais, além de prejudicar o bem-estar e a saúde do indivíduo. Fique de olho!
4. Tenha uma rotina de sono
A saúde do nosso cérebro está relacionada, também, ao nosso sono. Isso porque quando dormimos nós “organizamos” os nossos neurônios, além de descansarmos o nosso cérebro.
Por isso, ter um horário regrado de dormir e acordar é tão importante: Nosso cérebro precisa disso para criar ritmo e, assim, manter a nossa memória, concentração e saúde cerebral de forma geral.
5. Relaxe o cérebro
Relaxar o cérebro também é uma forma de cuidar dele, sabia? Isso porque o mesmo tem um tempo de “saturação”. Ou seja, passado um período de concentração e foco, o cérebro cansa. E ele precisa de uma pausa relaxante para voltar “com tudo”.
Caso contrário, você poderá levar o seu cérebro à exaustão, causando malefícios para a sua saúde física e mental. Portanto, relaxe-o ao longo do dia, para descansar e retomar as atividades com mais energia.