A vegetação entra em um estado dormente quando as temperaturas caem e a quantidade de luz solar que recebem diminui. Esta característica natural da planta é bastante vantajosa, pois, em hibernação, eles economizam energia para um novo começo na primavera. Por isso que hoje, indicaremos cuidados essenciais com as plantas no inverno.
Além disso, a maioria das plantas para de produzir novos brotos, frutas e flores durante os meses de inverno, com exceção de algumas espécies sazonais que florescem nesta época do ano, como o Ypê e as azáleas.
E tentar acordar suas plantas com adubação, na esperança de que brotem novas folhas, é um grande erro que pode lhes causar sofrimento desnecessário.
No inverno, as plantas ficam tranquilas, já na primavera as trará de volta.
Na sequência, apontamos alguns cuidados essenciais para lidar com as plantas no inverno, uma vez que, elas estão adormecidas.
Os dias são mais curtos e os raios solares são mais fracos no inverno. Além disso, os dias também ficam mais nublados do que o normal.
Tudo isso tem um impacto negativo no desenvolvimento da planta. E você deve ficar atento a essas alterações para poder continuar dando às suas plantas tudo o que for necessário.
Mas é preciso cuidar delas da mesma forma, mesmo quando estão dormentes, porque elas ainda permanecem realizando o procedimento de fotossíntese. Como o ambiente fica mais escura no inverno, uma alternativa é alterar os vasos para um cômodo mais claro.
O sol auxilia as plantas a se acalorarem no período do dia, auxiliando a prevenir o crescimento de mofo e bolor no solo. Uma boa ideia, é reposicionar suas plantas para receberem mais luz.
No recipiente em que são armazenadas as plantas, acaba retendo a água por mais tempo do que o necessário, retardando o processo de secagem no solo. Assim, as plantas requerem menos regas, durante esta época mais fria do ano.
A sugestão é que o abastecimento de água seja cortado pela metade durante os meses de inverno. Assim, se você enche os potes três vezes por semana no verão, reduz para uma vez por semana no inverno.
Com a abundância de umidade durante esse período pode levar ao desenvolvimento de fungos, bactérias e pragas prejudiciais, além de prejudicar o crescimento das raízes de suas plantas.
Ninguém gosta de passar frio, nem mesmo plantas, gostam de clima frio. Exemplificando: as samambaias, não sobrevivem a temperaturas abaixo de 20 graus Celsius, mesmo que haja ventos.
No entanto, algumas plantas de clima temperado e subtropical podem prosperar em temperaturas tão baixas quanto 10 graus Celsius. Por isso, proteger suas plantas é uma necessidade absoluta. Principalmente, para climas onde as temperaturas giram em torno de zero graus Celsius.
Se elas estão no pátio ou no jardim, devem ser transferidas para um local mais seguro, como o porão ou a garagem, pelo menos durante a noite. Se estão plantadas diretamente no solo, precisam de proteção contra geada e estacas de vento feitas de tecido tipo TNT.
Você pode adubar as plantas no outono, mas procure não mexer durante o inverno, pois as plantas estão adormecidas. E a adubação nessa época do ano acaba acordando a planta, fazendo com que desperdice o pouco de energia que tem ineficientemente e, assim, criando estresse metabólico.
Da mesma forma, a poda também deve ser evitada no inverno, exceto no caso de plantas mortas, secas ou ser usado, como húmus de minhoca. As espécies estão cheias de restrições de poda durante o inverno.
Nestes casos, é válida aquela lenda sobre como as plantas só podem florescer em meses que não contenham a letra “R”. Com exceção do plantio de árvores frutíferas e plantas com flores, os quais são recomendados que realize, nos meses de maio, junho, julho e agosto, que caem no outono e inverno.
Se vir alguma praga, você deve limpar usando um inseticida natural como o óleo de neem, excelente para manter os insetos sob controle. Assim, mantenha o hábito de verificar a terra do vaso durante os meses mais frios.
A primeira forma que as plantas têm de aumentar seus mecanismos de defesa, é dormir durante o inverno. Afinal, pouca iluminação e alta umidade também são fatores contribuintes. É comum, o solo compactar e endurecer neste período, o que dificulta que a água penetre e, às vezes, até mesmo o arejamento imprescindível para o crescimento das plantas.