Confira os cuidados essenciais com as lentes de contato!
Neste conteúdo, separamos alguns dos cuidados essenciais com as lentes de contato para você se organizar e cuidar das suas lentes da melhor forma. Não deixe de conferir para saber mais!
Cuidados essenciais com as lentes de contato
Existem alguns cuidados essenciais com as lentes de contato que devem ser colocados em prática para garantir não só a integridade do acessório, como também a segurança e a saúde dos seus olhos.
Por isso, avalie se você tem posto em prática as seguintes recomendações e, caso não esteja, este é um bom momento para aderir aos bons hábitos. Vejamos:
1. Sempre lave as mãos antes de manusear
Nossas mãos contêm uma infinidade de bactérias que podem contaminar as lentes de contato. Por isso, lavá-las antes de manusear as lentes é indispensável. Caso contrário, você poderá se ver diante de inflamações e até infecções oculares por conta da falta de higiene.
2. Use soluções específicas para limpar
No mercado farmacêutico, é possível encontrar uma grande variedade de produtos para limpar as lentes de contato. Esses produtos são feitos especificamente para isso e garantem a remoção de bactérias com mais eficiência.
3. Fique atento ao limite de tempo de uso
Sempre siga o tempo recomendado pelo seu oftalmologista! Jamais fique mais tempo usando a lente de contato sem tirá-la para higienizar. Esse excesso de uso pode causar danos à saúde ocular.
4. Não durma com a lente de contato
A lente de contato pode causar danos à saúde dos olhos se você dormir com elas. Portanto, não se esqueça de tirá-las, lavá-las e guardá-las em local limpo e seguro antes de dormir.
5. Mantenha o estojo sempre limpo e seco
O estojo da lente também precisa estar sempre limpo e seco para garantir que nenhuma bactéria entre em contato com os seus olhos. Por isso, verifique se está tudo certo antes de guardar as lentes.
6. Troque o estojo sempre que necessário
Dentre os cuidados essenciais com as lentes de contato, não podemos deixar de citar a necessidade de trocar o estojo periodicamente, para evitar a contaminação das lentes. O ideal é que a troca ocorra a cada 3 meses, ou, caso necessário, antes disso.
7. Cuidado com produtos químicos que podem contaminar ou estragar as lentes
Alguns produtos químicos podem acabar contaminando a lente e estragando-as. Por isso, se você for aplicar algum tipo de spray nos cabelos, por exemplo, feche bem os seus olhos ou retire as lentes antes disso. Caso contrário, se o produto entrar em contato com a lente, poderá causar danos em sua estrutura, prejudicando a sua visão mais tarde.
8. Não utilize água da torneira para limpar a lente
Nunca use água da torneira para limpar a sua lente. O ideal é ter sempre com você uma necessaire que contenha o produto de limpeza, a caixinha e demais acessórios que ajudem na higienização e armazenamento da lente.
Se você usar a água da torneira, poderá contaminar a sua lente. Além disso, poderá provocar irritações nos olhos ao colocar as lentes novamente. Por isso, use apenas produtos específicos para esse fim.